Barco PAI leva ao interior novo método preventivo do câncer de colo uterino

Mulheres de comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas terão acesso ao exame preventivo mais moderno e eficaz no diagnóstico de inflamações pré-cancerosas e do câncer de colo de útero na sua fase inicial. Com maior precisão que o papanicolaou convencional, a citologia em meio líquido será oferecida no barco do Programa de Atendimento Itinerante (PAI) “Todos pela Vida”, inaugurado pelo governador José Melo e que inicia atendimentos pela calha do rio Juruá, reforçando o combate ao câncer de colo de útero, o mais frequente e o que mais mata as mulheres amazonenses.

Reformado com financiamento do Fundo de Promoção Social (FPS), presidido pela primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, o barco “Todos pela Vida” integra o programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Além dele, outras duas embarcações estão recebendo investimentos de R$ 7 milhões para recuperação e equipagem.

A embarcação leva serviços de cidadania e saúde à população das comunidades mais isoladas do Estado e entra em funcionamento com uma série de serviços pelos municípios da calha do Juruá. Além do novo método preventivo, o barco também vai ajudar no combate à proliferação da malária com a entrega de mosquiteiros e atender pessoas com deficiência com cadeiras de roda, muletas e kits dormitórios (cama, colchão e ventilador).

A adoção do novo método de exame preventivo para identificar lesões pré-cancerosas no colo do útero coloca o Estado em posição de destaque no cenário nacional de saúde. Apesar de criado há mais de duas décadas e de sua alta eficácia, o método de citologia em meio líquido é pouco empregado na rede pública de saúde do país por ser mais caro que o papanicolaou convencional. Somente o Pará oferece o exame.

A coleta de amostras no colo uterino para o exame acontece da mesma forma que no papanicolaou. A mudança é no processamento. Com o método da citologia em meio líquido, o material colhido é processado em um aparelho que separa as células de mucos vaginais e sangue. Essa seleção aumenta as possibilidades de acerto na pesquisa de lesões no colo do útero.

Artigo anteriorLicitação para locação de 980 viaturas da SSP é investigado pelo TCE
Próximo artigoPoliciais do 9º BPM detém homem por tráfio de drogas em Manacapuru