FORUM – Depois de muitas idas e vindas, o Jornal do SBT acaba de divulgar que Gustavo Bebianno será exonerado oficialmente do cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência, na segunda-feira (18).
Rispidez
Bolsonaro já teria, inclusive, deixado o ato de exoneração assinado. O presidente esteve com Bebianno no início da noite desta sexta (15).
Mais cedo, Jair Bolsonaro havia concordado em manter o ministro no cargo, depois de reuniões com Heleno, Joice Hasselman, Santos Cruz e Onyx Lorenzoni.
Rispidez
De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, a conversa entre Bolsonaro e Bebianno teria sido ríspida. O fator decisivo para a saída do ministro, conforme integrantes do Planalto, foi o vazamento de diálogos privados, exclusivos da Presidência, entre o presidente e Bebianno.
Apesar de, a princípio, ter seguido a vontade dos outros ministros, o presidente decidiu chamar Bebianno para uma reunião e uma conversa definitiva.
Conforme interlocutores, Bolsonaro acredita que ocorreu quebra de confiança e que a demissão se tornou inevitável. Seria, ainda, uma espécie de compensação ao afastamento de Carlos Bolsonaro das questões ligadas diretamente ao governo.