Biblioteca infantil terá programação especial em abril

Biblioteca infantil terá programação especial ao longo de todo o mês de abril; já o Programa Mania de Ler leva biblioteca volante à Casa da Criança nesta terça (18) e quarta-feira (19)

Instrumento fundamental para o desenvolvimento das crianças e para a formação de novos leitores, o livro infantil é tema de uma programação especial promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

A iniciativa, que faz parte das comemorações pelo Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), inclui atividades temáticas para os jovens leitores na Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira, no Centro, até o final do mês de abril, além de ações do Programa Mania de Ler, que vai levar a Biblioteca Volante para alegrar os pequenos da Casa da Criança nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19).

Instituído há 15 anos, o Dia Nacional do Livro Infantil teve sua data escolhida em homenagem a Monteiro Lobato (1882-1948), nome de referência em se tratando da literatura dedicada às crianças no Brasil. A iniciativa registra a data de nascimento do escritor como o dia oficial da literatura infanto juvenil no país.

A difusão do livro e da leitura entre crianças e jovens tem grande peso nas iniciativas promovidas pela Secretaria de Cultura, como destaca o titular Robério Braga. “A literatura é essencial não só para a formação de leitores, mas para a formação de pessoas. Por essa razão, o incentivo à leitura entre o público infantil faz parte das ações das bibliotecas mantidas pela Secretaria, em especial a Emídio Vaz, além de espaços como o Centro Cultural Usina Chaminé. Também é parte importante das ações do Programa Mania de Ler, que reúne vários projetos buscando estimular o hábito da leitura na população”.

Atividades – Ao longo de todo o mês de abril, a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira vai oferecer uma programação temática em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infanto Juvenil, celebrado no último dia 2, em homenagem a Hans Christian Andersen, e ao Dia Nacional do Livro Infantil. Aí se incluem atividades como leituras, brincadeiras, jogos e apresentação de histórias, além da exibição de vídeos do televisivo “Sítio do Picapau Amarelo”, baseado na obra de Monteiro Lobato.

Os jovens visitantes da biblioteca poderão ainda conferir a exposição “Hans Christian Andersen e Monteiro Lobato”, que apresenta um pouco da biografia e das principais obras dos dois grandes autores da literatura infantil, e também participar de oficina de arte para confecção de marcadores de livros.

As atividades na Biblioteca Infantil Emídio Vaz acontecem de segunda a sexta-feira, sempre das 9h às 14h, com entrada gratuita. O espaço no Centro de Manaus é aberto para crianças e pais, e também recebe visitas agendadas de alunos de escolas da cidade. O agendamento é obrigatório para grupos acima de dez pessoas, e deve ser feito por meio do telefone (92) 3637-7397 ou pelo email [email protected].

Biblioteca itinerante – Também comemorando o Dia Nacional do Livro Infantil, o Mania de Ler vai visitar a Casa da Criança, no Centro, nesta terça (18) e quarta-feira (19), das 9h às 11h. Levando uma biblioteca móvel com obras das literaturas infantil, juvenil e amazônica, além de estantes e cadeiras, o programa promete alegrar as manhãs dos pequenos atendidos pela entidade assistencial com leituras livres, leituras direcionadas com monitores, contação de histórias e outras atividades lúdicas associadas à leitura.

Já na quinta-feira (20), o Mania de Ler chega à Escola Estadual Ribeiro da Cunha, também no Centro, com o projeto Cinema e Literatura. Das 9h às 11h, a ação vai promover a exibição do filme “Alice no País das Maravilhas” para alunos de 6 a 8 anos. O objetivo do projeto é estimular a leitura por meio de clássicos adaptados para a Sétima Arte, e inclui ainda o sorteio de livros entre o público participante.

Artigo anteriorSecretaria de Estado de Cultura anuncia o XX Festival Amazonas de Ópera
Próximo artigoInvestigado por roubos, “Macaquinho” é preso por policiais do do 13º DIP