Bicicletas vão às ruas do Rio e de Niterói no “Dia de bike ao trabalho”

Depois de intensa programação, iniciada pela manhã com a formação de vários “bondes” de ciclistas, um happy hour na Cinelândia reunirá, no início da noite, os participantes da campanha “Dia de bike ao trabalho”, comemorado hoje (8) em todo o país, que envolveu cinco atividades em ruas do Rio de Janeiro e de Niterói.

Dezenas de bicicletas coloriram as duas cidades fluminenses com o objetivo de convidar os funcionários a irem de bicicleta para seus locais de trabalho. Os adeptos da bike reforçam que o uso do veículo, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, faz bem à saúde, e deve ser priorizado na questão da mobilidade urbana.

Ana Luiza Carboni, da coordenação do projeto Bike Anjo, ajudou um servidor da prefeitura a fazer o trajeto para o trabalho de forma mais segura e rápida, mostrando como ele devia se colocar na pista. Levou também outro ciclista até um local de encontro dos adeptos do pedal. “O dia de hoje está sendo muito bom, muito produtivo”, comemorou ela.

O Bike Anjo é um grupo de ciclistas experientes que ensinam, gratuitamente, a pessoas que querem aprender a usar a bicicleta com segurança na cidade. A organização existe desde 2010, em São Paulo, e atualmente se estende por cerca de 22 cidades, em todo o país. Além de trabalhos em empresas e oficinas mecânicas, o grupo promove, no primeiro domingo de cada mês, a Escola Bike Anjo (EBA), para ensinar crianças e adultos a pedalar com mais segurança, em área próxima ao Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro. Em Niterói, as aulas ocorrem no Teatro Popular, no terceiro domingo do mês. O Bike Anjo do Rio de Janeiro tem mais de 200 voluntários cadastrados.

Artigo anteriorHomem é preso em Humaitá por porte ilegal de arma
Próximo artigoForças Armadas comemoram 70 anos da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial