Bolsas mundiais caem após China ordenar fechamento de consulado americano; Xangai fecha em queda de 3,86%

O aumento da tensão entre Estados Unidos e China eleva a aversão ao risco em todo o mundo e faz as Bolsas operarem em queda. Os principais índices europeus e os futuros americanos estão em terreno negativo. Na Ásia, o pregão foi de perdas.

O índice Shangai SE caiu 3,86%, enquanto os demais mercados da região também foram afetados. O Hang Seng Index, de Hong Kong, recuou 2,21%. Em Tóquio, os mercados não operaram devido a um feriado local.

O mau humor ocorre após o governo chinês ordenar nesta sexta o fechamento do consulado dos EUA em Chengdu, no sudoeste do país asiático, em até 72 horas, num gesto de retaliação à decisão de Washington, na última quarta-feira (22), de determinar que o consulado chinês em Houston, no estado americano do Texas, encerre suas operações, também num prazo de 72 horas. Os EUA alegam que o consulado em Houston era utilizado para espionar cidadãos americanos. Já Pequim acusa o corpo diplomático americano em Chengdu de interferir em questões internas da China.

“Não ficaremos surpresos se houver uma queda (no pregão) porque os investidores estão com foco para essa tensão geopolítica”, disse, à Bloomberg, Janet Mui, diretora de investimentos da Brewin Dolphin.

Há a expectativa de um aumento da tensão entre os dois países em um momento em que se aproxima as eleições presidenciais dos Estados Unidos, que serão realizadas em novembro. O tom mais elevado da disputa pode tornar ainda mais difícil a recuperação da economia americana, que tenta lidar com o avanço do contágio da Covid-19.

Os futuros do Dow Jones registram queda de 0,35% e os do S&P 500 recuam 0,37%.

Na Europa, o pregão também é de perdas, apesar do índice de atividade PMI Markit ter mostrada uma melhora na economia da região. Além da preocupação com o problema geopolítico entre as duas maiores potências do mundo, o avanço das infecções pela Covid-19 também preocupa. Países com França e Espanha estão demonstrando aumento dos casos e retomando medidas de maior isolamento social.

O EuroStoxx cai 1,75% e o FTSE 100, de Londres, recua 1,37%. No mercado londrino, o destaque é o comportamento das ações da empresa de Gas Centrica, que sobem mais de 20% após o anúncio das vendas de sua operação nos Estados Unidos.

Aprenda a identificar as ações com maior potencial de valorização: assista à série gratuita Stock Picking – A Habilidade mais Valiosa do Mercado

Fonte/InfoMoney

Artigo anteriorMinistério da Saúde foi alertado em maio para falta de medicamentos
Próximo artigoPGR foi contra decisão de Moraes de bloquear contas bolsonaristas