Bolsonaristas criticam operação da PF sobre fake news

PODER360 – Os aliados do presidente Jair Bolsonaro criticaram a operação deflagrada pela Polícia Federal nesta 4ª feira (27.mai.2020) que investiga a produção de notícias falsas contra os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Equipes da PF cumprem 29 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a aliados do presidente Jair Bolsonaro.

Entre os alvos estão Allan dos Santos, blogueiro do site Terça LivreDouglas Garcia, deputado estadual pelo PSL; Luciano Hang, dono da Havan; Roberto Jefferson, ex-deputado federal e presidente nacional do PTB; e Sara Winter, ativista do grupo “300 do Brasil” que organiza protestos a favor de Bolsonaro e contra o Congresso Nacional e o STF.

O filho 02 do presidente, Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), usou sua conta no Twitter defender seus aliados. Afirma que o inquérito é “inconstitucional, político e ideológico”. O vereador não é 1 dos alvos da operação de desta 4ª.

O processo sofre críticas por ter sido instaurado pelo presidente da Suprema Corte, ministro Dias Toffoli, com os objetivos de apurar e julgar 1 fato. Os críticos da medida argumentam que esse papel seria exclusivo do Ministério Público.

Também no Twitter, a ativista Sara Winter chamou o ministro do STF Alexandre de Moraes de covarde e disse que ele não ia a calar. Moraes foi nomeado por Toffoli como instrutor do processo. A blogueira também contou que a PF apreendeu seu celular e computador.

O deputado Douglas Garcia (PSL-SP) disse que o seu gabinete na Alesp (Assembléia Legislativa de São Paulo) foi alvo de busca e apreensão. Falou que a PF levou os computadores do local e que a operação visa “calar a voz dos conservadores”.

“Eu sou 1 deputado, eu fui eleito para parlar, eu sou parlamentar, através da minha prerrogativa que a Constituição me dá, em opiniões, palavras e votos, eu posso criticar quem eu quiser. Eu faço isso na tribuna e na Assembléia. Sempre fiz isso. Bastava o senhor ministro abrir o canal da rede Alesp que ele ia ver que eu faço sim críticas ao Supremo”, disse em 1 vídeo no Twitter. Assista:

O ex-deputado federal Roberto Jefferson comparou o STF ao Tribunal do Reich instituído por Adolf Hitler no regime nazista na Alemanha. O líder do PTB caracterizou a operação como “covarde e canalha”. 

O deputado Filipe Barros (PSL-PR) convocou o povo para ir às ruas “contra a ditadura do STF”. Ele é 1 dos principais organizadores da criação do partido Aliança pelo Brasil, futura legenda de Bolsonaro e sua família.

A deputada Carla Zambeli (PSL-SP) disse que “toda pessoa que respeita a lei tem obrigação de repudiar a operação“.

Artigo anteriorApontado como líder do gabinete do ódio, Allan Santos é alvo da PF
Próximo artigoInscrições no Enem terminam nesta quarta