Bolsonaro ataca de novo o Nordeste: é preciso “chuva de honestidade” na região

247 – Jair Bolsonaro voltou a demonstrar o seu preconceito contra o povo nordestino. O chefe do Planalto pegou o microfone da câmera da TV Globo e pediu “chuva de honestidade” para a região.

“Queria que a Globo botasse no ar um vídeo com uma canção lá do Nordeste, chama-se Chuva de Honestidade”, afirmou. “É uma canção que é mais velha que eu, de 54, e o que o Nordeste sempre precisou foi disso, chuva de honestidade. E o Brasil agradece”, acrescentou.

“Chuva de honestidade” era a canção preferida do ex-deputado Osvaldo Coelho (PFL, atual DEM), que morreu em 2015. Um dos trechos diz: “Israel é mais seco que o Nordeste/ No entanto se veste de fartura/ Dando força total à agricultura/ Faz brotar folha verde no deserto/ Dá pra ver que o desmando aqui é certo/ Sobra voto, mas falta competência pra tirar das cacimbas da ciência água doce que serve a plantação”.

Antes de conversar e tirar fotos com os cinegrafistas, Bolsonaro perguntou sobre os jornalistas. “Não tem nenhum urubu aí? Urubu que eu chamo é repórter. Vocês [cinegrafistas] não. Vocês são tropa amiga. Não tem nenhum urubu não?”.

“Paraíbas”

O chefe do Planalto já havia causado polêmica, no mês passado, ao usar outro temro preconceituoso contra o Nordeste.

Foi divulgado um vídeo em que Bolsonaro fala sobre “governadores de paraíba” e cita o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). “Não tem que ter nada para esse cara [Dino]”.

Cai popularidade

A reprovação de Bolsonaro no Nordeste aumentou 27 pontos percentuais em oito meses. Em janeiro 26% dos eleitores da região avaliavam o presidente como ruim e péssimo. De acordo com pesquisa XP Investimentos/Ipespe, o percentual chegou a 53% em agosto (veja aqui).

Posted by Jair Messias Bolsonaro on Sunday, August 11, 2019

Artigo anteriorDuvivier vence Luciano Hang na Justiça
Próximo artigoGeneral da reserva Villas Boas assume discurso bolsonarista contra Alemanha e Noruega