Bolsonaro ataca Moraes, fala em instabilidade institucional e diz que não engoliu o veto à nomeação de Ramagem

PODER 360 – O presidente Jair Bolsonaro afirmou que foi “política” a decisão de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de anular a nomeação de Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal.

“Não justifica a questão da impessoalidade. Como o senhor Alexandre de Moraes foi para o Supremo? Amizade com o senhor Michel Temer, ou não foi?”, disse Bolsonaro, em uma referência à indicação de Moraes ao STF em 2017.

Na saída do Palácio da Alvorada na manhã desta 5ª feira (30.abr.2020), antes de embarcar para Porto Alegre (RS), o presidente falou que a AGU (Advocacia Geral da União) vai recorrer da decisão. Também cobrou “rapidez” do ministro para liberar o julgamento da ação no Plenário da Corte.

“Ontem quase tivemos uma crise institucional. Quase. Faltou pouco. Eu apelo a todos que respeitem a Constituição […] Eu não engoli ainda essa decisão do senhor Alexandre de Moraes. Não engoli. Não é essa a forma de tratar 1 chefe do Executivo, que não tem uma acusação de corrupção.”

Bolsonaro negou querer interferir diretamente no órgão policial. Disse que quer alguém de confiança no cargo. Ramagem é diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Foi nomeado para a PF em substituição a Maurício Valeixo, indicação do ex-ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública). O ex-diretor-geral foi demitido na última 6ª feira (24.abr.2020) sem o consentimento do ex-juiz federal, que se demitiu em seguida. Com a decisão de Moraes, Ramagem, que havia deixado a direção-geral da Abin, voltou para o cargo.

Bolsonaro cobrou que Moraes impeça Ramagem de continuar à frente da Abin ou então o libere para dirigir a PF. “Se não pode estar na PF, não pode estar na Abin também. No meu entender, uma decisão política, política. E ontem comecei pronunciamento falando da Constituição. Eu respeito a Constituição e tudo tem 1 limite.”

“Agora vai demorar semanas, meses. Espero que [a nova decisão] seja tão rápida quanto a liminar. Eu espero no mínimo isso do senhor Alexandre de Moraes. No mínimo, espero do senhor Alexandre de Moraes rapidez, para a gente poder tomar as providências.” Caso não haja decisão de Moraes, Bolsonaro disse que poderá nomear Ramagem mesmo com a liminar contrária.

O presidente contou que está buscando um nome provisório para o cargo. “Estamos discutindo 1 novo nome, uma nova composição, para a gente fazer com que a Polícia Federal realmente agora tenha isenção e ajude o Brasil.”

Vídeo

DORIA E GOVERNADORES

Bolsonaro voltou a criticar as medidas de distanciamento social impostas por governadores. Chamou o governante de São Paulo, João Doria (PSDB), de “gravatinha” e o acusou de fazer “politicagem” com o número de mortos por covid-19.

“Os governadores e prefeitos, que tomaram medidas bastantes rígidas, não achataram a curva. A curva está aí. Partindo do princípio que o número de óbitos é verdadeiro. Porque cada vez mais chegam informações que o próprio Diário Oficial lá de São Paulo está escrito lá que, na dúvida, coloca coronavírus. Para inflar o número e fazer uso político disso”, disse Bolsonaro, sem apresentar provas.

“É o governador gravatinha de São Paulo fazendo politicalha em cima de mortos. Zombando de familiares que tiveram seus entes queridos que morreram por vírus ou outra causa. É uso político do senhor governador de São Paulo João Doria com essas pessoas”, completou.

Na 4ª feira, Doria criticou as atitudes de Bolsonaro sobre o tema. “Saia da sua bolha, presidente Bolsonaro. Saia dessa sua fábula. Saia do seu mundinho de ódio. Não frequente apenas seu ‘gabinete de ódio’, percorra hospitais, seja solidário.”

GLOBO

Bolsonaro também atacou o TV Globo. Falou que a concessão da emissora será renovada em 2022 só se as contas estiverem em ordem. 

Bolsonaro disse que a Globo deturpa suas falas. Se referiu a repercussão da frase: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Sou Messias, mas não faço milagre“, dita por ele na 3ª feira, ao se questionado sobre o recorde de mortos de covid-19 no Brasil.

“É a mesma coisa quando eu falei o “e daí?” e a deturpação por parte da Globo. Essa imprensa lixo chamada Globo. Ou melhor, lixo dá para ser reciclado. Globo nem lixo é, porque não pode ser reciclada. Entrou no `e daí´ e insistiram em fazer perguntas idiotas, e eu caí na deles. Essa imprensa lixo, porcaria. Não vou dar dinheiro para vocês. E, em 2022, não é ameaça não, assim como faço com tudo mundo, vai ter que estar direitinho a contabilidade para que possa ter a concessão renovada. Se não estiver tudo certo, não renovo a de vocês e nem a de ninguém.”

BOLSONARO E SEU TESTE DE COVID-19

Bolsonaro disse que recorrerá da decisão que o obriga a divulgar seu exame para covil-19 porque isso violaria a privacidade. “Vou me sentir violentado. A lei vale para o presidente e o mais humilde cidadão.”

Artigo anteriorSerafim repudia pedido de demissão de 13 enfermeiros que participaram de manifestação
Próximo artigoFiho “04” de Bolsonaro pegou Covid-19 e zomba da doença: “é só uma gripezinha, peguei, passou, vai tomá no c…” (VÍDEO)