Bolsonaro diz que “cidadãos de bem” tiveram suas casas invadidas e defende a liberdade de expressão

(Brasília - DF, 25/05/2020) Presidente da República Jair Bolsonaro, participa por videoconferência da Solenidade de Posse do Subprocurador-Geral da República Carlos Alberto Vilhena no cargo de Procurador Federal dos Direitos do Cidadão para o biênio 2020-2022. Foto: Marcos Corrêa/PR

CARTA CAPITAL – O presidente Jair Bolsonaro se pronunciou após seus aliados serem alvos de uma operação no STF que investiga fake news. Para o capitão, a ação é uma ameaça à democracia.  “Ver cidadãos de bem terem seus lares invadidos, por exercerem seu direito à liberdade de expressão, é um sinal que algo de muito grave está acontecendo com nossa democracia”, disse.

Em uma postagem em seu Twitter feita na noite desta quarta-feira 27, Bolsonaro disse que está trabalhando para que se faça valer o direito à livre expressão. “Nenhuma violação desse princípio deve ser aceita passivamente!”.

Jair M. Bolsonaro

@jairbolsonaro

– Ver cidadãos de bem terem seus lares invadidos, por exercerem seu direito à liberdade de expressão, é um sinal que algo de muito grave está acontecendo com nossa democracia.

Após o tuíte do presidente, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, ingressou no STF com pedido de habeas corpus a favor do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que teve depoimento determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, após defender a prisão de ministros da corte em reunião ministerial em 22 de abril.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, no entanto,  não autoriza investigação de liberdade de expressão, mas de ameaças a ministros de STF e financiamento e distribuição de notícias falsas.

Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão em endereços de aliados de Bolsonaro, como o ex-deputado federal e presidente do PTB, Roberto Jefferson, e os empresários Luciano Hang, dono da Havan, e além de blogueiros e parlamentares.

Artigo anteriorPoliciais Militares do 3º GPM detêm homem por furto em Anamã
Próximo artigoGoverno ingressa com Habeas Corpus para tentar impedir depoimento de Weintraub