FORUM – Jair Bolsonaro voltou atrás novamente e agora decidiu que seu vice, o general Hamilton Mourão, vai participar da posse do novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, de acordo com informações do blog de Valdo Cruz, no G1. A cerimônia será nesta terça-feira (10).
“É um gesto do presidente para que as relações voltem ao normal. Vou tentar embarcar ainda hoje”, disse Mourão ao blog.
Ainda nesta segunda, pela manhã, o presidente havia declarado que primeiro iria analisar a lista de convidados para, depois, decidir quem enviar à posse. Em seguida, afirmou que o embaixador em Buenos Aires, Sergio Daneses, tinha sido escolhido para representar o Brasil.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a Argentina é o terceiro principal destino das exportações brasileiras.
Críticas
Bolsonaro, durante a campanha presidencial na Argentina, fez várias críticas a Fernández e defendeu a reeleição de Mauricio Macri.
O brasileiro chegou a dizer que, se Fernández fosse eleito, a Argentina se tornaria uma “nova Venezuela”. Com isso, os argentinos fugiriam para o Rio Grande do Sul, assim como venezuelanos foram para Roraima.
Depois da vitória de Fernández, o presidente afirmou que não o cumprimentaria.