Botafogo e Vasco fazem clássico carioca em São Januário

Babi.Botafogo x Vasco pela Copa do Brasil no Estadio Nilton Santos. 17 de Setembro de 2020, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo. Imagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

Agência Brasil – Neste domingo (10), a partir das 20h30 (horário de Brasília), São Januário recebe mais um clássico Vasco e Botafogo. O confronto que será válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O duelo coloca frente a frente duas equipes que lutam para escapar do rebaixamento à Série B do futebol brasileiro na próxima temporada. Atualmente, seis pontos separam os times. O Vasco saiu do Z-4 na última rodada ao empatar com o Atlético Goianiense em 0 a 0, em Goiânia, na reestreia do técnico Vanderlei Luxemburgo. O Cruzmaltino ocupa a 16ª posição, com 29 pontos. Apesar de estar fora da zona de queda, o clube tem apenas um ponto a mais do que o Bahia, que abre o Z-4. Uma questão que pode auxiliar o clube de São Januário é que o time disputou 27 jogos, um a menos do que os rivais que estariam caindo à Série B se o campeonato acabasse hoje.

Em relação à escalação, Luxemburgo terá dois problemas certos para montar a equipe. O zagueiro Ricardo Graça foi diagnosticado com apendicite aguda, passou por um procedimento cirúrgico e deve ser desfalque para os próximos três jogos. Outra ausência será o lateral-direito Léo Matos, que recebeu o terceiro amarelo.

Com 23 pontos em 28 jogos e apenas quatro vitórias, o Botafogo é o antepenúltimo colocado. O Alvinegro trata o clássico da noite deste domingo como um duelo de vida ou morte na briga para evitar o terceiro rebaixamento. A preocupação é tanta que o novo presidente Durcesio Mello, a comissão técnica e o plantel estão concentrados desde sexta-feira (8). A torcida botafoguense, extremamente insatisfeita com o momento da equipe, cobra muito. Na quinta-feira (7), o Muro dos Ídolos do clube amanheceu pichado e uma imagem que homenageia Túlio Lustosa, atual gerente de futebol do Fogão, foi coberta com tinta preta.

Desde que voltou à beira do campo na equipe alvinegra, na derrota para o Internacional, no dia 12 de dezembro, Eduardo Barroca tem três derrotas e uma vitória. Nesses quatro jogos, já foram utilizados 21 jogadores diferentes. A tendência é que ele tenha que aumentar esse número no jogo deste domingo. Serão pelo menos três desfalques. Depois de receberem o terceiro cartão amarelo contra o Athletico Paranaense, o zagueiro Marcelo Benevenuto, o meio-campista Caio Alexandre e Matheus Babi são ausências certas. Para a defesa, Rafael Forster, Helerson e Sousa são opções. No meio, Bruno Nazário e Cesinha são possibilidades para não alterar tanto o esquema. Luiz Otávio seria uma escolha para colocar uma equipe mais precavida em campo.

Artigo anteriorEm Araraquara, mulheres comandam 10 das 15 secretarias no segundo mandato de Edinho Silva (PT)
Próximo artigoNovorizontino-SP e Fast-AM se enfrentam por acesso inédito