Os passageiros que usam o transporte por aplicativo consideraram uma boa ideia a integração do botão “Ligar para a Polícia” com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O termo de cooperação foi assinado na terça-feira (13), entre o Governo do Amazonas e a Uber, com o objetivo de dar mais segurança aos passageiros e motoristas.
A partir do acionamento do botão no aplicativo, o serviço de emergência receberá automaticamente as informações sobre a viagem.
A arquiteta Márcia Christofoli, 42, utiliza o aplicativo de corrida diariamente e comenta que o recurso pode ajudar o passageiro. “Qualquer recurso que traga mais segurança é bem-vindo. A gente fica meio que no escuro quando entra em um carro, né? E eu vejo que as plataformas já foram muito mais criteriosas na seleção de motoristas. Eu acho muito válido, e a gente só vai saber mesmo se funciona, testando”.
O analista fiscal Danilo Rodrigues, 31, é usuário assíduo de transportes por aplicativo, como Uber, e também comenta que a iniciativa pode ser decisiva em uma situação de emergência.
“Eu acho interessante que os dados da corrida, como placa e principalmente a localização, sejam enviados diretamente para a polícia em caso de emergência. Temos visto muitos relatos de roubos, sequestros relâmpagos e até estupros por usuários do aplicativo”, comentou ele.
Motoristas questionam
Para os motoristas, a integração do botão “Ligar para a Polícia” com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) não é tão interessante assim, como afirma o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Aplicativos, Marley Jader.
De acordo com ele, o primeiro item que é roubado de um motorista de aplicativo é o celular. “Em uma escala de 0 a 100, acho que 98% é a chance de a gente conseguir usar, porque quando o assaltante entra no carro, a primeira coisa que ele faz é pegar o celular. Ele sabe que nós, como categoria, nos organizamos e criamos as nossas próprias ferramentas de proteção, por isso, o celular é o primeiro item roubado. Então não daria nem tempo de acionarmos o botão”.
De acordo com Márcio de Meo, gerente de Comunicação para Assuntos de Segurança da Uber do Brasil Ltda., o motivo de não mostrar a foto do passageiro, no entendimento da empresa, é não ter uma base confiável para verificar se a pessoa é ela mesma, diferente de como é realizado para cadastrar os motoristas do aplicativo.