Brasil passa a Espanha e já tem 27.878 mortes provocadas pelo coronavírus

Paciente com doença de coronavírus (COVID-19) é tratado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de campo criado para tratar pacientes com doença (COVID-19) em Guarulhos, São Paulo, Brasil, maio 12 de março de 2020 - REUTERS / Amanda Perobelli

METRÓPOLES – De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem, nesta sexta-feira (29/05), 27.878 mortes e 465.166 casos confirmados de coronavírus. Desde a atualização feita na noite de quinta (28/05), foram registrados mais 1.124 falecimentos e 26.928 pacientes foram diagnosticados.

As informações divulgadas nesta sexta transformam o Brasil no 5º país do mundo com maior número de mortos – atrás apenas de Estados Unidos, Reino Unido, Itália e França. Em relação ao número de casos, o Brasil já ocupava o 2º lugar no ranking, atrás apenas dos EUA, mesmo sendo um dos que menos realiza a testes.

O governo deve começar, nas próximas semanas, dois programas de ampliação dos exames, vinculados à uma expansão na capacidade laboratorial para processar as amostras. Uma cooperação público-privada que está sendo negociada desde a gestão Mandetta também deve ser colocada em prática para garantir que a população receba os resultados dos exames.

Os estados mais afetados pelo coronavírus são São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas e Pará. Apesar dos registros de novos casos e óbitos terem diminuído na região norte, técnicos do Ministério explicam que ainda não é possível afirmar que a epidemia na região atingiu o pico e está em declínio.

Artigo anteriorPolicial covarde acusado de assassinar George Floyd é preso nos EUA
Próximo artigoHomem de 23 anos é preso em Itacoatiara por tentativa de estupro na rua Pau Brasil