Brasil registra mais 40.557 casos de covid-19 e total ultrapassa 4,2 milhões

O Brasil tem pelo menos 4.238.446 infectados pelo novo coronavírus e 129.522 mortes. Os dados foram computados pelo Ministério da Saúde até as 18h30 desta 5ª feira (10.set.2020).

Foram notificadas 983 vítimas e 40.557 casos desde o dia anterior.

Estima-se que 3,5 milhões de pessoas que contraíram a doença já se recuperaram e que 611,6 mil permanecem em acompanhamento.

O Brasil é o 3º país do mundo com mais casos de covid-19. Só os Estados Unidos, com 6,6 milhões de infectados, e a Índia, com 4,6 milhões, têm números maiores.

CASOS E MORTES POR REGIÃO

Os infográficos a seguir resumem o total de vítimas e infectados em cada região, bem como os registros confirmados em 24 horas.

MÉDIA DE CASOS E MORTES

Os 2 gráficos a seguir mostram o número de mortes e de novos casos diários, mas também a média móvel dos últimos 7 dias. A curva matiza eventuais variações abruptas, sobretudo porque nos fins de semana há sempre menos casos relatados.

A curva de mortes subiu depois de 3 dias consecutivos de queda.

S

ITUAÇÃO NOS ESTADOS

Apenas no Ceará a média móvel de mortes por covid-19 em 7 dias está em trajetória de alta. Outras 10 unidades da Federação estão em situação de estabilidade, e 16 registram queda.

Para saber a situação de cada Estado, é feita a comparação da média móvel de mortes nos 7 dias anteriores com o mesmo número há 14 dias.

Se essa variação for de até 15%, para mais ou para menos, as mortes na unidade da Federação estão estáveis. Se o número for maior de 15%, em alta. E quando for negativo e menor que -15%, em queda.

Situação de estabilidade ou de queda não significa que a transmissão do coronavírus esteja sob controle naquele Estado, e nem que seja seguro afrouxar os cuidados diante da pandemia. Os dados do infográfico abaixo servem como indicativo do quanto estão sendo eficientes as políticas de enfrentamento à covid-19 em cada unidade federativa –tanto em relação às ações de prevenção ao contágio quanto em relação ao atendimento aos infectados.

 Poder360

Artigo anteriorCovid: Os 5 sintomas mais comuns nas crianças, que diferem dos adultos
Próximo artigoEm vídeo, ex-prefeito de Cocal (PI) diz que roubou mas não o tanto que o atual