Brasil tem mais de 2 mil mortes por coronavírus, 217 nas últimas 24h

Os trabalhadores produzem máscaras faciais à medida que a demanda por sua produção aumenta rapidamente e se esforça para atender aos pedidos, nas instalações de um fabricante turco em Istambul, Turquia, em 30 de janeiro de 2020.

CARTA CAPITAL – Aumentou para 2.141 o número de mortes por coronavírus no Brasill, segundo balanço do Ministério da Saúde nesta sexta-feira 17. É a primeira vez que a pasta divulga um índice superior a 2 mil óbitos. São mais 217 falecimentos em relação ao número registrado no dia anterior, quando o Ministério contabilizou 1.924 vítimas fatais.

O país precisou de apenas sete dias para dobrar o número de mortes. Em 10 de abril, o Ministério anunciava que o Brasil havia passado de mil óbitos.

A taxa de letalidade no Brasil é de 6,4%. São 33.682 mil casos de coronavírus identificados em todo o território. Há mortes e contaminados em todos os estados e no Distrito Federal.

São Paulo é o estado com maior número de mortes (928) e de casos (12.841). O governador João Doria (PSDB) prorrogou mais uma vez a quarentena no território paulista e estendeu o prazo até 10 de maio.

O Rio de Janeiro aparece na segunda posição, com 341 mortes e 4.349 casos de covid-19. O próprio governador Wilson Witzel (PSC) pegou o vírus

Em terceira colocação, o Pernambuco apresenta 186 mortes e 2.006 casos de coronavírus. Em seguida, está o Ceará, com 149 óbitos e 2.684 infecções. O governo cearense já declarou colapso no sistema de saúde, com 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs).

Na quinta posição, o Amazonas contabiliza 145 vítimas fatais e 1.809 casos de coronavírus. O prefeito da capital Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), também declarou colapso na cidade e culpou o presidente Jair Bolsonaro por ser “aliado do vírus”.

O Ministério da Saúde teve sua chefia trocada por Bolsonaro na quinta-feira 16. Após Luiz Henrique Mandetta dar o lugar para Nelson Teich, o presidente da República defendeu a reabertura do comércio e afirmou que quer redefinir o que são as atividades essenciais por meio de um projeto de lei.

Artigo anteriorSuspenso pagamento de indenização a vereadores de Nhamundá
Próximo artigoApós ataques de Bolsonaro, Senado dá Contrato Verde e Amarelo ao PT