Bretas será julgado por participar de eventos políticos com Bolsonaro

O TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) irá julgar na próxima 5ª feira (17.set.2020) o juiz federal do Rio de Janeiro Marcelo Bretas. O magistrado é investigado por participar de eventos políticos com o presidente Jair Bolsonaro e com o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos).

Em fevereiro, Bretas participou de 2 eventos com Bolsonaro e Crivella: a inauguração de uma alça na Ponte Rio-Niterói e uma festa evangélica na praia. Juízes são proibidos de terem envolvimento em atividades político-partidárias. Por isso, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) apresentou ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) uma reclamação disciplinar contra Bretas.

Na época, o corregedor nacional de Justiça do CNJ era Humberto Martins. Em maio, ele determinou que o TRF-2 investigasse Bretas por “atos de caráter político-partidário” e “superexposição e promoção”. Agora, Martins é presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Nesta semana, Bretas ordenou busca e apreensão na casa do filho do presidente do STJ, o advogado Eduardo Martins. Ele havia sido denunciado pelo Ministério Público do Rio por envolvimento com desvios ilegais de dinheiro do Sistema S. O TRF-2 nega que o julgamento tenha alguma relação com a operação.

Sua inclusão em pauta foi realizada no dia 2 do mesmo mês e a intimação das partes foi efetuada no dia 4, portanto antes da deflagração da operação da PF“, afirmou o TRF-2, em nota. “Tais explicações visam a afastar o risco de qualquer ilação que relacione equivocadamente a marcação do julgamento com a operação da Polícia Federal“.

DEFESA DE BRETAS

Na época em que a OAB apresentou a ação, o juiz afirmou pelo Twitter que “em nenhum momento cogitou-se tratar de eventos político-partidários, mas apenas de solenidades de caráter técnico/institucional (obra) e religioso (Culto)“. “Vale notar que a participação de autoridades do Poder Judiciário em eventos de igual natureza dos demais Poderes da República é muito comum, e expressa a harmonia entre esses Poderes de Estado, sem prejuízo da independência recíproca“, argumentou.

 

  Poder360

Artigo anteriorSTF determina que Bolsonaro deponha presencialmente sobre interferência na PF
Próximo artigoCristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, se entrega à polícia e diz que ‘só empobreceu’ na política