Pouco mais de 24h após o lançamento do aplicativo Buracômetro, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) anunciou, nesta quarta-feira (15/02), que a ferramenta ultrapassou a marca de 1.200 inscritos e mais de 250 denúncias de buracos em ruas de todas as zonas de Manaus. O bairro com maior número de denúncias registradas foi o Nova Cidade, na Zona Norte de Manaus. As informações estatísticas podem ser conferidas no próprio aplicativo.
Disponibilizado gratuitamente para os sistemas operacionais Android e IOS, o Buracômetro concentrará as denúncias relacionadas à falta de infraestrutura nos municípios. A versão inicial permite o envio de demandas relacionadas aos buracos em vias públicas e, posteriormente, a plataforma também permitirá denúncias sobre outros problemas de infraestrutura, como pontes deterioradas, passarelas vandalizadas, bueiros sem tampas e afins.
O envio das informações detalhadas, como localização precisa e fotografias, permitirá a realização de um mapeamento com dados reais e atualizados dos problemas estruturais na capital amazonense e nas cidades em que o aplicativo for implementado. Conforme explicou Amom, o aplicativo também dará ao usuário a possibilidade de enviar denúncias sobre a BR-319.
“O Buracômetro é uma plataforma em que a população vai poder fiscalizar a o serviço de infraestrutura na cidade de forma fácil e rápida. Vamos atualizar o aplicativo pra permitir denúncias sobre a BR-319 e com o apoio da população levantar encaminhar para o Governo Federal. Nós vamos provar também que a Prefeitura de Manaus, assim como outras prefeituras no resto do País, privilegia o asfaltamento em áreas mais ricas da cidade. Por que a Prefeitura teria um tratamento diferenciado para diferentes bairros, com diferentes classes? Vamos trabalhar em cima de todas as informações que recebermos”, declarou.
O parlamentar afirmou ainda que iniciou o diálogo com lideranças políticas de outros estados brasileiros para a ampliação do uso da ferramenta em todo o País, além de municípios no interior do Estado do Amazonas. Para isso, o processo será feito em etapas, com a adequação para cada localidade. Além do Buracômetro, o parlamentar anunciou que outros aplicativos estão em fase de produção e devem ser lançados ainda este ano.