Cabo Maciel destaca treinamento de cães farejadores na Segurança Pública do Amazonas

O treinamento de cães no primeiro Seminário do Cão Funcional, com simulações em ambientes de selva, área urbana e embarcações, foi destacado na manhã da segunda-feira (23), pelo deputado estadual Cabo Maciel (PL), presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Durante cinco dias, 12 cães da Segurança Pública e seus condutores participaram de adestramento para atuação na procura por pessoas desaparecidas, faro de armas de fogo e de entorpecentes.

De acordo com Cabo Maciel, o seminário foi ministrado pelo coordenador do Conselho Brasileiro de Cão funcional, Jannoth Coelho, e participaram policiais civis e militares, bombeiros e integrantes das Forças Armadas, além de profissionais civis que atuam em atividades com cães e polícia penal. Ao todo, foram cerca de 30 profissionais do Amazonas, Goiás e Roraima.

“O cão é uma ferramenta muito importante que o policial civil e militar tem para facilitar a identificação de entorpecentes, para isso, é preciso qualificar o cão e o profissional”, ponderou Cabo Maciel.

Os cães reagem de maneira diferente, dependendo das ações para as quais são designados. O treinamento é um jogo onde o cão fareja o odor que o policial quer. Quando ele encontra, o animal fica parado esperando o brinquedo ou a comida como estímulo. Ou seja, é totalmente fora de questão que o animal ser aliciado ou sofre. O cão faz com alegria e aprende a caçar aquele odor que vai contribuir com o trabalho do policial. Concluiu, Maciel.

Artigo anteriorAssembleia aprova Lei que obriga presença de fisioterapeutas em UTIs no Amazonas
Próximo artigoPrefeitura inicia serviço de telemonitoramento de casos de tuberculose em Manaus