Caixa assina convênio com o Senar para financiar assistência técnica

A Caixa Econômica Federal passa a financiar, a partir de agora, os produtores rurais que aderirem ao Programa de Assistência Técnica e Gerencial, e já começou um curso de capacitação sobre crédito rural para 21 técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) dos estados do Espírito Santo, Maranhão, de Mato Grosso do Sul, do Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Tocantins e da Bahia.

Convênio nesse sentido foi assinado hoje (12) pelo vice-presidente da Caixa, Fábio Lenza, e pelo presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Senar, João Martins. Segundo Martins, a Caixa oferecerá crédito aos produtores que desejam implementar orientações técnicas, mas têm limitações financeiras.

Embora o convênio tenha sido assinado só hoje, o treinamento da Caixa aos técnicos do Senar começou ontem (11) e prossegue até amanhã (13). O curso será ampliado, brevemente, a supervisores do Senar nos demais estados, de acordo com Lenza, pois a intenção do banco público é aproveitar a “capilaridade e conhecimento” do Senar para levar mais qualidade técnica ao campo, de modo a aumentar a produção rural e gerar mais renda para o produtor.

De acordo com o secretário executivo do Senar, Daniel Carrara, a parceria marca novo momento da entidade que, além da formação profissional rural e da promoção social, vai oferecer assistência técnica e gerencial aos produtores, com apoio da Caixa. Para ele, o acompanhamento técnico do Senar e o crédito disponibilizado pela instituição financeira permitirão que os produtores tenham retorno mais imediato na atividade.

Artigo anteriorLucro do Banco do Brasil sobe 6,3% no segundo trimestre
Próximo artigoClima econômico da América Latina melhora, mas nível histórico continua baixo