Caixa Econômica do Shopping Manauara é autuada por descumprimento da Lei da Fila

Fiscais do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) autuaram na tarde de terça-feira (14/08) a agência da Caixa Econômica Federal localizada no Shopping Manauara, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, por descumprimento da Lei Estadual no 139/2013 (Lei das Filas). A ação atendeu à denúncia de cliente que aguardava atendimento e acionou a fiscalização do órgão.  

 O fiscal do Procon/AM, Antomário Monteiro Lopes, disse não ter visto situação semelhante em 17 anos de atividades na área. “Ao adentrarmos na agência constatamos que simplesmente não havia funcionários na bateria de caixas. A gerência da unidade inclusive não permitiu a emissão das senhas para atendimento, o que comprova a desobediência à Lei Estadual 139/2013, em especial no seu artigo 2º, que determina o controle do tempo de atendimento justamente pela senha de chegada ao banco. É a primeira vez em 17 anos atuando como fiscal, que me deparei com uma ocorrência desta natureza”, afirmou Antomário.

 Segundo o coordenador de fiscalização do órgão, Pedro Malta, esta mesma agência foi fiscalizada no dia 1º de agosto, porém estava atendendo dentro do limite de tempo previsto em lei. “Quando recebemos a ligação do consumidor, imediatamente acionamos a equipe, que já estava vistoriando outros bancos. A ação diligente da fiscalização verificou, de fato, o desrespeito ao consumidor da instituição. Os fiscais precisaram, inclusive, acalmar alguns clientes que estavam um pouco exaltados com a situação. O fato mais importante que se pode destacar nesse episódio é a confiança do consumidor no Procon Amazonas, efetuando a denúncia ao verificar o abuso”, disse Malta.

 Ainda nesta terça-feira, outra agência da Caixa Econômica no bairro Centro, e uma agência do Itaú, no bairro Praça 14, ambas na zona Sul de Manaus, foram autuadas por não disponibilizarem o exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível aos clientes. Outras duas agências, do Bradesco e do Itaú, na zona Sul de Manaus estavam operando dentro da regularidade.

 “A fiscalização nos bancos da capital e do interior acontece diariamente, de forma rotineira, e atendemos às denúncias feitas pelos consumidores por meio do telefone 800 092 1512 e do e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br. É muito importante que o consumidor tenha consciência e exerça seus direitos, faça a denúncia quando constatada qualquer irregularidade”, concluiu Pedro Malta.

Artigo anteriorRosa Weber toma posse no TSE com missão de comandar eleições
Próximo artigoContribuinte que está no 3º lote do IR 2018 recebe hoje restituição