O Brasil ainda está longe de conquistar uma medalha no tênis de mesa em Jogos Olímpicos, mas neste domingo, no segundo dia de competição na edição do Rio de Janeiro, fez história no Riocentro. Com apenas 20 anos, Hugo Calderano igualou a marca de Hugo Hoyama, que tinha o melhor resultado do país em Olimpíadas, quando disputou as oitavas de final em Atlanta-1996. Com propriedade, Calderano derrotou Peng Tang, de Hong Kong, e enfrentará o japonês Jun Mizutani na próxima fase.
Como já era de se esperar, Hugo Calderano e Peng Tang fizeram um jogo muito disputado do começo ao fim, se alternando na liderança e quase sempre com placares apertados. O brasileiro perdeu o primeiro set, mas venceu os dois seguintes e se recolocou no jogo. A disputa acirrada fez com que o atleta de Hong Kong vencesse o quarto set, mas o brasileiro deu o troco novamente duplicado e fechou a partida em 4 a 2.
O feito de Hugo Calderano ainda é maior porque o seu adversário na noite deste domingo está mais bem colocado no ranking mundial. Peng Tang é o 15º, enquanto o brasileiro ocupa apenas a 54ª posição.
O jogo da noite deste domingo foi o terceiro de Hugo Calderano na Olimpíada do Rio de Janeiro. Ele já havia derrotado o cubano Andy Pereira, no último sábado, e o sueco Par Gerell no período da manhã. Agora, Calderano aguarda a definição do sorteio para conhecer seu próximo adversário. O jogo da quarta fase acontece nesta segunda-feira, mas ainda com horário indefinido.
Fonte: Globo esporte