Campanha Outubro Rosa começa na próxima semana

O Outubro Rosa 2016 será aberto oficialmente na próxima quinta-feira, 6. A abertura oficial das ações do Outubro Rosa está prevista para ter início às 8h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Armando Mendes, situada no Distrito de Saúde Norte (Disa Norte).

A campanha alerta, anualmente, sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce do câncer de colo uterino e de mama. Em Manaus, serão realizadas ações educativas, vacinação contra o vírus HPV (principal responsável pelo câncer de colo) e ampla oferta do exame preventivo (papanicolau) e mamografias de rastreio dos dois tipos de câncer.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza durante o ano exames para diagnóstico e prevenção e as atividades educativas, por meio do Núcleo de Saúde da Mulher e pelas Unidades de Saúde, em consonância com as recomendações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), centro de referência vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

“No entanto, durante o Outubro Rosa, que já é uma campanha tradicional, intensificamos essas ações e procuramos dar mais visibilidade para os riscos e medidas de prevenção a esses dois tipos de câncer, que são os que mais afetam as mulheres”, destacou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

O Amazonas é um dos estados da região Norte onde a incidência do câncer do colo uterino supera o câncer de mama, assumindo a liderança dos cânceres femininos. O controle destes cânceres ainda é um desafio para o município, com uma estimativa de 380 casos novos de câncer de mama por 100 mil mulheres.

Quanto ao câncer de colo de útero, a estimativa é de que ocorram 520 casos novos neste ano e em 2017. “É por este motivo que, aqui, o Outubro Rosa dá ênfase não apenas ao câncer de mama, como ocorre em nível nacional, mas também ao câncer de colo de útero”, explicou o secretário.

Segundo Homero, o engajamento das mulheres nesse movimento é fundamental e esta é a oportunidade para o esclarecimento sobre essas doenças e para a realização dos exames, para aquelas que ainda não fizeram.

A oferta do exame preventivo para o câncer de colo vai priorizar mulheres na faixa dos 25 aos 64 anos, que têm ou tiveram vida sexual ativa. E as mamografias, realizadas para rastrear o câncer de mama, serão oferecidas a mulheres que têm entre 50 a 69 anos.

Histórico

O “Outubro Rosa”, celebrado todos os anos, teve início nos Estados Unidos da América (EUA), na década de 90, como movimento para sensibilizar a sociedade sobre o câncer de mama e a intensificação maior do compartilhamento das informações dessa doença, que é responsável pela primeira causa de câncer nas mulheres no mundo.

Em Manaus, a doença ocupa o segundo lugar na causa de cânceres, sendo o primeiro o câncer do colo do útero.

Artigo anteriorHomem que estuprou e estrangulou garota de programa em Tefé é preso
Próximo artigoSargento PM é morto com um tiro de escopeta; o atirador ainda não foi preso