O carpinteiro José Martins Ferreira, 65, morreu na tarde desta segunda-feira (18), após cair de uma laje de 9 metros de altura, por volta das 16h, na obra da empresa Direcional Engenharia, situada na rua Itaporanga, bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.
O acidente aconteceu durante os trabalhos na Torre 2 – Reserva das Águas, no Parque Residencial Ponta Negra, quando José se desequilibrou e caiu da laje após o cabo de aço rompe, onde morreu na hora.
Policiais militares da 19ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) atenderam a ocorrência, que em seguida acionou a perícia do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil.
Segundo um funcionário da empresa, que preferiu não se identificar, acidentes são frequentes, mas essa foi à primeira vez que ocorreu com gravidade.
“Nossas condições na obra são subumanas e os responsáveis pela obra não estão dando a mínima na segurança dos operários da construção civil”, desabafou.
Os responsáveis pela obra no prédio não quiseram comentar sobre o acidente que vitimou o operário que trabalhava há quatro meses no local.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Montagem do Estado do Amazonas (SITRACOMEC), Cícero Custódio, a vítima estava sem o Equipamento de Proteção Individual (EPI), que é obrigatoriamente disponibilizado pela empresa para realizar o trabalho com a devida segurança.
“A empresa alega que o funcionário realizava os trabalhos com imprudência, pois sabemos que a vítima não estava com o cinto de segurança porque a empresa não disponibiliza”, comentou.
O caso foi registrado no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde aguardará o laudo da perícia criminalística e do Instituto Médico Legal (IML) que apontará as causas do acidente.