Centro de Ensino de Jovens e Adultos comemora o centenário de Paulo Freire, em Manaus

O Centro de Ensino de Jovens e Adultos (Ceja) Paulo Freire, na zona sul de Manaus, realizou, na quinta-feira (16/09), uma gincana em homenagem ao centenário do educador e patrono da escola. Durante a tarde, os estudantes participaram de jogos de perguntas e respostas sobre a vida, a história e o legado de Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial e defensor de uma prática dialética em busca da formação integral do ser humano.

Caracterizado como o educador, o estudante João Cabral, de 51 anos, contou um pouco sobre a experiência de representar o homenageado. “É muito gratificante poder representar e reviver esta figura histórica e tão importante para a Educação. Ao conhecer a sua história, o professor inspira e nos motiva a continuar o seu legado, na defesa da educação pública, democrática e plural”, destacou.

Os alunos formaram equipes e apresentaram obras de Paulo Freire, bem como gritos de guerra envolvendo a temática. Além do quiz, eles realizaram uma segunda prova, que consistia em trazer de volta à sala de aula um colega desistente.

“Nosso maior objetivo é trazer esses alunos de volta à escola. Para isso, desenvolvemos esta busca ativa realizada pelos próprios estudantes, a fim de resgatar alunos que estavam afastados. Sem contar que trazê-los para o ambiente escolar num dia em que estamos celebrando o nosso patrono é, sem dúvida, um momento marcante, que agrega conhecimento e que os incentiva a permanecer na busca pela conclusão dos estudos”, explica a gestora Ji Suk Guedes.

O aluno “resgatado” Marcos Jordão destacou a importância de estimular a volta aos estudos. “Infelizmente, passamos por muitas situações familiares e financeiras que acabam por nos afastar da escola. Então, hoje, estou feliz por voltar e por participar de um evento tão bacana como este, que contribui para o nosso aprendizado de maneira diferenciada”, definiu Marcos Jordão.

Premiação 

Ao fim da gincana, a equipe vencedora recebeu medalhas para cada integrante. Os participaram foram sorteados com cestas básicas.

Legado 

Uma das maiores heranças deixadas por Paulo Freire (1921-1997) é o método inovador no ensino da alfabetização para adultos. Esse método foi levado para diversos países.

O livro “Pedagogia do Oprimido”, lançado por Freire em 1968, é uma das mais importantes obras de Educação do mundo e foi construído a partir da sua experiência como educador durante os anos passados no Chile.

Já a obra “Pedagogia da autonomia”, que traz saberes necessários à prática educativa, foi a última publicada em vida pelo educador. Ao longo do livro, o pedagogo resume as questões que o motivaram ao longo da vida e discute aspectos chave da Educação, como, por exemplo, o fato de que ensinar não é apenas transferir conhecimento.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas recebe 112.320 doses da vacina Pfizer
Próximo artigoCampanha da Cigás visa contribuir com melhoria de renda de profissionais do volante