O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), reuniu, na manhã desta sexta-feira, 26, aproximadamente 45 participantes no 1º Encontro da Luta Nacional das Pessoas em Situação de Rua do Centro POP. O evento aconteceu na quadra da Igreja Santa Luzia, no bairro Presidente Vargas.
As atividades são voltadas aos jovens, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. O encontro faz alusão aos 12 anos do “Massacre da Sé”, como ficou conhecido a data que lembra a morte de sete moradores de rua na Praça da Sé, na região central de São Paulo. Os crimes ocorreram entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004. As vítimas foram assassinadas com golpes na cabeça enquanto dormiam na praça. Outras oito pessoas ficaram feridas.
“Este evento foi criado para mostrar às pessoas, à comunidade, à população em geral que temos que ser sensíveis a essa realidade e procurar alternativas de restabelecer os direitos que foram violados, de reinseri-los na sociedade. O Centro POP oferece diversos serviços, todos os dias, além da busca por parentes para reconstrução de laços familiares” disse a coordenadora do Centro POP, Bárbara Silva.
Além do café da manhã, que já é ofertado de segunda à sexta, os moradores em situação de rua participaram de palestras sobre reconhecimento e valorização dos Direitos Humanos, além de atividades esportivas.