Chuvas no RS: CBF adia jogos de gaúchos, mas mantém disputa do Brasileirão; saiba motivo

(Foto: Maxi Franzoi/AGIF)

A CBF decidiu adiar jogos do Brasileirão que envolvem clubes gaúchos até o próximo dia 27, em razão da tragédia que assola o Rio Grande do Sul (RS), causada pelas chuvas intensas na região. A medida também vale para as equipes do estado que disputam outras divisões e modalidades do futebol nacional.

A entidade optou por manter o andamento da competição para os demais clubes. A principal alegação para a decisão é o calendário da temporada, segundo apuração do Lance!.

A CBF monitora os eventos climáticos no estado e planeja tomar decisões de acordo com o desenvolvimento dos acontecimentos. A instituição reforça o apoio e participação nas ações em benefício à população gaúcha.

O principal impasse alegado por pessoas da CBF é o calendário da temporada. No momento, não haveria como realocar tantas partidas adiadas, ainda com competições paralelas, como Libertadores, Sul-Americana, Copa América e Mundial de Clubes.

As diretorias de Internacional, Grêmio e Juventude tinham a intenção de que todo o campeonato fosse paralisado. Contudo, não teria ocorrido uma união com a maioria das equipes da Série A para pressionar pela medida.

O Athletico-PR foi citado como um dos clubes que, enfaticamente, foi contra o adiamento geral. O Lance! entrou em contato com Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Bragantino e Santos. O Tricolor informou que seguirá as determinações da CBF e não há um posicionamento oficial. Assim que os outros contatados se manifestarem, a matéria será atualizada.

Veja a nota oficial da CBF:

Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.

A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima.

Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.”

Com informações de Lance.

Artigo anteriorNeymar envia avião com doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Próximo artigoHamas diz que negociação no Egito é ‘última chance’ para Israel recuperar reféns