Cidades do Japão desistem de planos para abrigar atletas olímpicos

Dezenas de cidades do Japão desistiram de planos para abrigar atletas olímpicos por temerem que eles sobrecarreguem os recursos médicos já limitados em meio a uma quarta onda de infecções de coronavírus, noticiou o jornal Nikkei nesta quinta-feira.

Quarenta de mais de 500 cidades pequenas registradas para receber competidores estrangeiros decidiram não aceitar atletas para campos de treinamento e intercâmbios culturais antes da Olimpíada de Tóquio, disse o jornal, citando uma fonte do governo.

A relutância de algumas cidades para acolher atletas visitantes, normalmente uma fonte de orgulho para comunidades de fora da cidade-sede, é o sinal mais recente da preocupação crescente no país com a realização dos Jogos no meio de uma pandemia.

A Olimpíada de Tóquio 2020 foi adiada no ano passado e foi reagendada para acontecer entre 23 de julho e 8 de agosto deste ano, apesar de uma disparada de infecções e um estado de emergência na capital japonesa.

Outras regiões que deveriam receber atletas também foram atingidas duramente, entre elas Chiba, município do leste onde a equipe de atletismo dos Estados Unidos deveria ter um campo de treinamento, mas cancelou os planos.

Shiro Hasegawa, autoridade da cidade de Okuizumo, disse que não é mais possível receber o time de hóquei da Índia para um treinamento pré-Jogos, como planejado.

“Existem questões de tempo e custos limitados, e é impossível ter atividades de intercâmbio entre moradores e atletas”, explicou ele à Reuters.

Artigo anteriorEstudo diz que vacina usada no Japão imuniza contra variantes
Próximo artigoEletrobras tem lucro líquido de R$ 1,6 bilhão no primeiro trimestre