Cientistas participarão de Webconferência ambiental promovida pelo TCE-AM

Compartilhe:

Realizada pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a webconferência “Desmatamentos e Queimadas na Amazônia”, que acontece na próxima sexta-feira (17), promoverá uma discussão acadêmico-científica acerca do crescimento das queimadas e do desmatamento na região amazônica. Para isso, ilustres estudiosos, doutores da área ambiental, foram convidados para palestrar e fomentar o debate ao tema. b

“A discussão que estamos promovendo busca não somente o debate de ideias, mas, também, a associação do que vem sendo estudado e comprovado pela ciência nos últimos anos. Queremos que o debate resulte em iniciativas que possam ser adotadas pelo poder público em todas as esferas para contermos as queimadas e o desmatamento na região”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

As questões serão debatidas por conferencistas renomados no Brasil e no mundo, que poderão, de forma técnica, compartilhar seus estudos.

É caso do presidente do Comitê InternationalGeosphereBiosphereProgramme (IGBP), Carlos Nobre, que será um dos palestrantes do evento. O cientista brasileiro é graduado em um dos mais renomados cursos de engenharia no Brasil, Instituto Tecnológico da Aeronática (ITA), e PhD em meteorologia no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Carlos Nobre foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) por vários anos, além de visitar o exterior por diversas vezes para participar de novos estudos.

Outro profundo conhecedor do desmatamento e das queimadas na Amazônia, o doutor Ricardo Galvão, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também fará sua participação. Ricardo é membro da Academia Brasileira de Ciências, sendo eleito pela revista científica Nature como pessoa mais importante da ciência, em 2019.

Especialista em desenvolvimento sustentável, manejo de áreas protegidas e ecoturismo, o doutor Ismael Nobre é outro notório na área ambiental que será um dos palestrantes. Ele obteve especialização e PhD na Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, e por diversas vezes levou estudos ambientais sobre o território nacional ao exterior.

Na mesa de debates estarão presentes o Presidente da Associação Nacional de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira, e o Secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira.

O evento terá transmissão pelas redes sociais da Corte de Contas (YouTube, Facebook e Instagram), além da tradução simultânea em inglês, espanhol e interpretação em Libras. Os participantes que desejarem obter certificado pela participação no evento podem fazer inscrição por meio do endereço https://moodle.tce.am.gov.br/.