Com 29 votos dos 57 conselheiros, Consuni confirma Sylvio Puga reitor da Ufam

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni) elegeu os professores Sylvio Puga e Jacob Cohen para os cargos máximos da Administração Superior na manhã desta sexta-feira, 7 de abril.

Para a eleição, o Conselho considerou os nomes dos candidatos participantes da Consulta Informal à Comunidade Universitária, concluída no dia 1º deste mês.

A reunião extraordinária ocorreu no Plenário Abraham Moysés Cohen, na Faculdade de Direito (FD).

A presidente da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária (CCCU), professora Sônia Carvalho, apresentou o relatório do processo de consulta, desde a formação da comissão até o resultado do segundo turno.
Os conselheiros discutiram sobre o processo, a atuação da CCCU e das chapas participantes.

A seguir, os conselheiros realizaram a votação.

Dos 57 conselheiros presentes, 29 votaram nos professores Sylvio Puga e Jacob Cohen; 15 escolheram o professor Hedinaldo Lima e a professora Nikeila Conde; e outros 13 votos foram para as professoras Arminda Mourão e Iolete Ribeiro.

Assim, com 50,87%, o Consuni elegeu a Chapa 33 – ‘Ufam conectada para o futuro”, fechando com os nomes dos três candidatos a reitor a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC).

Nomeação e posse do reitor são delegadas ao titular do MEC, em solenidade a ser realizada em Brasília.

O novo reitor dará posse, em julho, ao vice-reitor e aos demais gestores que devem compor a Administração Superior da Universidade.

A presidente do Consuni e reitora da Ufam, professora Márcia Perales, comentou o papel do Conselho nesse processo.

“Foi feito tudo conforme estabelecido. Nós fizemos uma consulta informal em dois turnos. Tivemos, no primeiro momento, três candidatos; no segundo turno ficaram dois e, desses dois, um obteve o maior número de votos. Então, houve a eleição pelo o Conselho Universitário, a qual respeitou integralmente a vontade da comunidade”, expôs.

Próximas etapas

“Depois de organizada a documentação do processo, nós o enviaremos ao Ministério da Educação, então são seguidos os trâmites jurídicos para que ele migre para a Casa Civil. Por fim, o Presidente da República ou, por delegação, o ministro da Educação nomeia e dá a posse ao candidato eleito – e nós temos certeza de que será assim”, esclareceu a presidente do Conselho, professora Márcia Perales.

Transição

Vencedor da consulta informal com 50,38% dos votos, cujo segundo turno disputou no dia 31 de março, o professor Sylvio Puga reafirmou os sentimentos de tranquilidade e de confiança a respeito do processo e da atuação do Consuni.

“O Conselho nos deu uma prova de confiança elegendo a chapa Puga e Cohen. Agora nós vamos trabalhar nas unidades, conversar com as pessoas, porque esse foi um compromisso que assumimos na campanha. Estávamos aguardando a eleição pelo Consuni para começarmos efetivamente a instalar a transição nas unidades”, explicou o candidato eleito.

Ainda sobre a transição, o docente reiterou que reitor e vice devem liderar esse processo, instalando, primeiramente, uma comissão com essa finalidade. “Nós vamos visitar todos os setores da Universidade e verificar as demandas para fazer uma transição tranquila”, concluiu.

Artigo anteriorFornecedor de drogas é preso no bairro Parque Dez de Novembro
Próximo artigoCasal de colombianos é preso no solimões com 40kg de cocaína em uma embarcação