Com coronavírus em disparada e UTI’s lotadas Manaus está à beira do colapso, diz The Intercept

O AMAZONAS DEVE SER o primeiro estado a entrar em colapso por causa do novo coronavírus – e o epicentro da crise será em Manaus. Nesta segunda, 95% das 293 vagas disponíveis em UTIs de hospitais públicos e privados estavam ocupadas, me disse o secretário estadual da Saúde, Rodrigo Tobias de Sousa. Ontem, o governador Wilson Lima, do PSC, disse que a capacidade de atendimento nas UTIs deve se esgotar em uma semana.

Manaus concentra mais da metade dos 4 milhões de habitantes do estado, espalhados por 62 municípios. E também todos os leitos de UTI, o que significa que 100% dos doentes graves terão de ser levados até lá. De avião, porque quase não há rodovias na floresta amazônica.

Desde 26 de março, os casos confirmados de covid-19 na capital saltaram de 63 para 560, um crescimento de 788%. Na cidade de São Paulo, recordista em doentes, por exemplo, o aumento foi de 373% no mesmo período.

A cada 100 mil habitantes de Manaus, 25 foram diagnosticadas com covid-19. É a terceira maior taxa de contaminação entre as capitais brasileiras, atrás apenas de Fortaleza e São Paulo com 39 e 34 casos por 100 mil moradores, respectivamente.

Leia matéria completa aqui

 

aqui

Artigo anteriorCEO da Olimpíada de Tóquio diz que não garante Jogos em 2021
Próximo artigoPolícia apreende 600 kg de cocaína em embarcação em Manacapuru