A uma rodada do final do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro iniciou o planejamento para a temporada 2016. Na tarde desta terça-feira, o clube mineiro anunciou as dispensas de quatro importantes jogadores: Leandro Damião, Júlio Baptista, Charles e Ceará. O quarteto não terá o contrato renovado para o ano que vem.
As dispensas possuem pelo menos duas surpresas – estimando os números do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Autor de um gol na vitória por 3 a 0 sobre o Joinville no último final de semana, Charles atuou em 25 jogos durante a campanha na Série A.
Já Ceará, titular no mesmo confronto, entrou em campo 19 vezes e concorre à Bola de Prata de melhor lateral direito da competição.
Damião e Júlio Baptista, por outro lado, não justificaram o alto investimento. O centroavante anotou quatro gols em 23 partidas no Brasileiro. Em contrapartida, Baptista sofreu com as lesões e pouco atuou: foram apenas três apresentações durante toda a temporada da primeira divisão nacional.
Confira a nota oficial divulgada pelo Cruzeiro:
A diretoria do Maior de Minas informou, na tarde desta terça-feira, que não renovará o contrato com quatro atletas para a próxima temporada. Dessa maneira, Leandro Damião, Charles, Júlio Baptista e Ceará deixarão o Clube Azul esta semana e não disputarão a última partida pelo Brasileirão, contra o Internacional, no domingo.
O atacante Damião chegou à Toca da Raposa neste ano, disputou 48 jogos e marcou 18 gols, sendo o artilheiro da equipe celeste. Já o meia Júlio Baptista defende as cores azuis desde julho de 2013, tendo conquistado o Bicampeonato Brasileiro e um título do Mineiro. Ao todo, o ex-jogador da Seleção Brasileira atuou em 62 partidas pelo Cruzeiro e balançou a rede por 17 vezes.
Esses mesmos troféus também foram conquistados pelo lateral-direito Ceará, contratado junto ao Paris Saint-Germain, da França, em 2012. Dessa data em diante, o experiente atleta fez 133 exibições com o manto cinco estrelas e anotou dois tentos. Charles foi reintegrado ao elenco em 2015 e, somado às sua passagens anteriores, acumula 141 jogos e 14 gols, além de um título do estadual, em 2008.
Por todos esses serviços prestados e por terem honrado a camisa estrelada, o tetracampeão brasileiro agradece a dedicação dos jogadores e deseja-lhes sucesso nos próximos desafios que virão. espn