A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou na manhã desta quarta-feira (28) que sete nomes disputam as eleições para Presidência da entidade que acontecerá no dia 26 de fevereiro do ano que vem. Os candidatos são os seguintes: o príncipe Ali Bin Al Hussein (Jordânia), Musa Hassan Bility (Libéria), Jérôme Champagne (França), Gianni Infantino (Suíça), Michel Platini (França), o sheik Salman bin Ebrahim Al Khalifa (Bahrein) e Tokyo Sexwale (África do Sul).
Apesar de estar na lista, o nome de Platini ainda consta como dúvida. A Fifa apontou que como ele está suspenso de participar de qualquer atividade relacionada com o futebol, a candidata não será aceita se a punição estiver em vigor. O nome foi mantido para o caso de a punição for suspensa ou acabar antes do período eleitoral. A comissão eleitoral apontou que caso isso acontece “irá decidir sobre como proceder com a candidatura em causa”.
A Fifa ainda pode impugnar alguma candidatura. De acordo com a entidade, a comissão eleitoral ainda vai analisar os pedidos dos candidatos para validá-los. Só aí que os candidatos estarão oficialmente aptos a disputar a eleição. A entidade não divulgou a data que dará o aval final para as eleições.
Da lista final, o nome do ex-jogador de Trinidad e Tobago David Nakhid foi retirado. Na última segunda-feira (26), o ex-jogador brasileiro Arthur Antunes Coimbra (Zico) também desistiu de concorrer à Presidência da Fifa.