Com foco na participação feminina na política, o vereador Professor Samuel (PSD) apresentou o Projeto de Lei 072/2024, que propõe no Calendário Oficial da Cidade de Manaus, o dia 31 de maio, como o Dia da Mulher na Política. A proposta, recebeu o parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O PL sugere eventos, palestras e campanhas com o objetivo de estimular e valorizar a mulher na política. Reforçando a necessidade de mais fomento da participação feminina nos espaços de poder e decisão política. As ações podem ajudar a despertar o interesse nas mulheres que desejam participar ativamente do processo eleitoral.
“A data escolhida de 31 de maio, é em alusão da posse da primeira senadora da República Federativa do Brasil, a senhora Eunice Michiles, senadora do Estado do Amazonas, que tomou posse em 31 de maio de 1979”, justifica o vereador no texto.
Samuel ainda reconhece que a presença feminina na política, especificamente, no parlamento municipal ainda é menor se comparado à candidatura masculina.
“Hoje no parlamento municipal são apenas 9,7%, ainda uma presença muito pequena. O Amazonas, em especial a cidade de Manaus, possui um número expressivo de mulheres com olhares que visam a melhoria e a dignidade do nosso povo manauara”, declarou o parlamentar.
Agora, o texto segue à 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento para ser analisado pelos vereadores.
Vereadoras
Atualmente, a bancada feminina na Câmara Municipal de Manaus (CMM), conta com 4 vereadoras, sendo elas Professora Jacqueline (UB), Thaysa Lippy (PRD), Glória Carratte (PSB) e Yomara Lins (Podemos).
Porém, nas eleições municipais deste ano, a representatividade feminina sofreu uma queda. Somente três vereadoras foram eleitas, sendo elas: Thaysa Lippy (PRD), Professora Jacqueline (União Brasil) e Yomara Lins (Podemos), todas estavam em busca da reeleição nesta campanha eleitoral. Elas seguem para o mandato de 2025-2028.
Thaysa Lippy, do PRD, foi a terceira candidata mais votada da capital, recebendo 16.116 votos. Já as vereadoras Professora Jacqueline (União Brasil) e Yomara Lins (Podemos) foram reeleitas pela média, que consiste em um cálculo que divide o total de votos válidos recebidos pela legenda pelo quociente eleitoral (QP), acrescido de 1.
Com informações de Rede Onda Digital.