O Complexo Turístico Ponta Negra ganhará uma academia ao ar livre de médio porte em 2015, cujo projeto foi desenvolvido pela equipe técnica e de arquitetos do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb). O mobiliário urbano vai contar com 12 equipamentos de ginástica, entre eles: quatro unidades para alongamento, dois simuladores de cavalgada, três esquis e três multi-exercitadores, que ficarão dispostos na segunda etapa do complexo, em área de bosque, próximos ao quiosque da futura choperia em container.
Atualmente, o projeto encontra-se na Caixa Econômica para validação do empréstimo, cujos recursos serão provenientes do Ministério das Cidades. A previsão é de que as obras comecem no primeiro semestre de 2015, o que depende da assinatura do convênio e aprovação para a licitação.
Além dos equipamentos para exercícios ao ar livre, a academia terá uma área para ginástica de 94,42 metros quadrados, com o espaço iluminado por luz de LED e luz ambilight (no chão). Para conforto dos usuários, o espaço terá ainda bancos e placas de informações sobre os equipamentos e a prática saudável de atividades esportivas.
O lugar escolhido é um belo bosque, com vista para o rio Negro, ideal para atividades de lazer e esporte e contemplação da paisagem.