Confira 4 dicas para aumentar o colesterol bom

O colesterol é um tipo de gordura fundamental para o bom funcionamento do organismo. No entanto, ter os níveis da molécula altos no sangue nem sempre é bom e pode até causar um aumento do risco de problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC.

O colesterol HDL, conhecido como o tipo “bom”, atua removendo as moléculas de gordura dos vasos sanguíneos e as direcionando para o fígado, onde são devidamente metabolizadas e eliminadas do corpo.

Além disso, o colesterol bom possui ação anticoagulante, anti-inflamatória e antioxidante quando está em quantidades ideais no sangue, auxiliando na produção de hormônios, bile e vitamina D, que são importantes para o bom funcionamento do corpo.

Confira quatro importantes estratégias para aumentar os níveis de colesterol bom no sangue:

1. Fazer exercícios regularmente

Exercícios aeróbicos como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta são as melhores opções para aumentar os níveis de colesterol bom no sangue. Recomenda-se fazer pelo menos 30 minutos de atividade três vezes por semana ou, para melhorar ainda mais os resultados, 1 hora todos os dias.

Durante o exercício, a frequência cardíaca deve se manter alta e a respiração um pouco ofegante. Mesmo quem aparentemente tem uma vida ativa precisa reservar um tempo específico para fazer atividade física e forçar o organismo.

2. Ter uma alimentação adequada

Consumir a quantidade certa de gordura é ideal para manter o colesterol sob controle. Algumas estratégias alimentares para aumentar o HDL são:

  • Comer alimentos com ômega 3, como sardinha, truta, bacalhau e atum;
  • Consumir vegetais no almoço e no jantar;
  • Preferir alimentos integrais, como pão, macarrão e arroz integral;
  • Consumir pelo menos 2 frutas por dia, de preferência com casca e bagaço;
  • Comer fontes de gordura boa, como azeitona, azeite, abacate, linhaça, chia, amendoim, castanhas e semente de girassol.

Além disso, é importante evitar alimentos processados ricos em açúcar e gordura, como salsicha, linguiça, bacon, biscoito recheado, comida pronta congelada, fast food, refrigerantes e sucos prontos.

3. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas aumenta o colesterol ruim e diminui o bom, além de trazer mais calorias para a dieta e favorecer o ganho de peso. No entanto, o consumo de pequenas doses de álcool por dia pode ajudar a aumentar os níveis de HDL no sangue. Este resultado só é obtido se o consumo não for maior do que duas doses por dia.

Apesar disso, quem não tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas não deve começar a beber na intenção de controlar o colesterol: existem formas mais seguras de resolver o problema.

4. Consultar o cardiologista periodicamente

Deve-se procurar o médico especialista principalmente em casos de excesso de peso, má alimentação e histórico de doenças cardiovasculares na família, pois essas características levam a um risco elevado de problemas cardíacos e de má circulação.

 

Após avaliar os exames, o médico poderá indicar medicamentos que podem aumentar o colesterol HDL, prática utilizada com frequência quando o colesterol ruim está alto.

Artigo anteriorPMAM detém homem por porte ilegal de arma de fogo, no bairro Novo Israel
Próximo artigoCidade em Ação, projeto social de Roberto Cidade, promove mais de 500 atendimentos no Armando Mendes