Confira 7 recomendações importantes para prevenir o câncer

O câncer é um nome genérico dado a uma série de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal de células, que se multiplicam de maneira muito rápida. Existem cerca de 200 tipos de câncer, os quais podem acometer qualquer parte do corpo e formar tumores, que podem se espalhar pelo corpo. Se os cânceres que não forem tratados, eles causam doenças graves e levam à morte.

No Brasil, estima-se que cerca de 620 mil pessoas tenham sido diagnosticadas com câncer em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Embora mutações celulares possam acontecer em pessoas saudáveis, o Inca destaca que ao menos 30% dos casos possam ser evitados com mudanças no estilo de vida.

“Algumas medidas preventivas para a qualidade de vida de modo geral funcionam para reduzir a incidência de tumores”, afirma o oncologista Eduardo Flávio Ribeiro, coordenador do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Santa Lúcia.

O Metrópoles entrevistou oncologistas que indicaram as principais recomendações para prevenir o câncer. Confira:

1. Não fumar

O cigarro é um dos maiores vilões da saúde e está relacionado a cerca de 50 doenças. O vício em nicotina é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão. Ao fumar ou inspirar a fumaça do cigarro, mais de 7 mil substâncias químicas são liberadas, sendo muitas delas cancerígenas.

Estima-se que cada tragada de fumaça do cigarro introduza 4 trilhões de radicais livres no organismo. Os cigarros eletrônicos e narguilês também oferecem os mesmos perigos dos cigarros convencionais.

2. Evitar bebidas alcoólicas

Os especialistas indicam que a ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada ou, no máximo, moderada. Estudos já comprovaram que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer, como o de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino e mama. Quanto mais prolongado na vida for esse hábito e em maior quantidade, maior é o risco de surgimento de células cancerígenas.

3. Alimentação saudável

Alimentar-se de maneira correta ajuda na prevenção do câncer. Ingerir frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas, moderar o consumo de gordura e carne vermelha e evitar alimentos ultraprocessados – como presunto, refrigerante, nuggets de frango e macarrão instantâneo – ajuda o corpo a providenciar os nutrientes e proteínas necessários para o funcionamento correto do organismo.

4. Exercícios físicos

Existem vários tipos de modalidades de exercícios físicos, e nem sempre eles precisam ser cansativos. Pelo contrário, o hábito de praticar essas atividades deve ser um momento prazeroso. Ter uma vida ativa é essencial para prevenir o câncer, e essa relação já foi comprovada por vários estudos científicos. Em um artigo de revisão publicado em 2020 na Biblioteca de Medicina dos Estados Unidos, foi constatado que pessoas fisicamente ativas tinham 20% menos chance de desenvolver tumores.

5. Vacinação em dia

A presença de algumas doenças e síndromes pode aumentar as chances de desenvolvimento do câncer, como o vírus HPV e as hepatites B e C. No entanto, algumas dessas condições de saúde, consideradas pré-malignas, podem ser prevenidas com vacinas. A vacinação contra o HPV é importante para prevenir o câncer de colo de útero, e é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Já a imunização contra a hepatite B auxilia no combate ao câncer de fígado, e pessoas de todas as idades podem ser vacinadas contra o vírus causador dessa doença.

6. Exposição solar correta

O câncer de pele é um dos cânceres mais comuns no Brasil e, portanto, é importante evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h. Mesmo em horários com menor incidência solar, o uso de proteções como filtros solares e chapéus é recomendado. O Inca indica que pessoas que se expõem com frequência aos raios solares utilizem camisas de manga comprida e calças, além de chapéu e óculos com proteção solar.

7. Exames preventivos

Os médicos recomendam também as medidas secundárias de prevenção e rastreamento do câncer, que consistem em realizar exames periódicos para acompanhar possíveis alterações no organismo que podem desenvolver para o surgimento de tumores. Algumas dessas avaliações envolvem mamografias, colonoscopias e hemogramas.

(Contríbuiram para esta matéria os médicos oncologistas Patrícia Schorn, Carlos Watanabe e Eduardo Flávio Ribeiro, do Hospital Santa Lúcia).

Artigo anteriorSeleção brasiliense de Jiu-Jitsu irá disputar o Grand Slam no Rio
Próximo artigoPolícia Civil procura sete envolvidos em assassinato de venezuelanos em Presidente Figueiredo