O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realiza, na próxima segunda-feira, 13 de março, no Quartel Geral, no bairro Petrópolis, às 18h, a solenidade militar de passagem de Comando, após as nomeações feitas pelo governador José Melo. Quem assume como comandante-geral é o coronel Fernando Paiva Pires Júnior.
O oficial chega ao Comando aos 51 anos, sendo 29 de serviço na carreira militar. É formado em Direito e pós-graduado em Gestão Ambiental. Na corporação, teve intensa atuação na área de mergulho e já exerceu funções como chefe do Estado Maior (CHEM). Foi ainda o primeiro comandante do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente, comandante do Batalhão de Bombeiros Especial (BBE) e agente de Corregedoria do CBMAM, na Secretaria de Segurança Pública.
Foi nomeado pelo governador em 2015 como secretário executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), onde também exerce a função no Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec), de Coordenador da Região Norte.
Quem deixa o cargo de comandante-geral do CBMAM é o coronel Fernando Sérgio Austregésilo Luz, a pedido e acatado pelo governador do Estado. No Subcomando do CBMAM assume o coronel Raimundo Rodrigues da Silva.