CPI do BNDES ouvirá Joaquim Levy em 26 de junho

PODER 360 – A Câmara dos Deputados convocará o ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Joaquim Levy para falar na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga supostas irregularidades no banco.

Após pedir demissão do comando do BNDES nesse domingo (16.jun), Levy se apresentará ao Congresso em 26 de maio. A sabatina está marcada para as 14h30.

Segundo o presidente da CPI, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), o requerimento para convocação de Levy já havia sido aprovado pela comissão em abril. Dessa forma, mesmo após ter se demitido do cargo, Joaquim Levy é obrigado a comparecer à comissão.

“Quero acrescentar, a bem da verdade, que o senhor, então presidente do BNDES, Joaquim Levy, comprometeu-se com todos os contatos que teve com essa comissão a colaborar com os trabalhos da CPI. Portanto, nós imaginamos que a presença dele é muito importante para esclarecimento de vários fatos”, afirmou o congressista tucano.

MENOS DE 6 MESES NO CARGO

Joaquim Levy entregou o pedido de demissão a Paulo Guedes no último domingo, após 5 meses e meio na direção da instituição. “Solicitei ao ministro da Economia, Paulo Guedes, meu desligamento do BNDES. Minha expectativa é que ele aceda”, escreveu Levy na ocasião.

A atitude foi tomada após o presidente Jair Bolsonaro dizer, no último sábado (15.jun), estar “por aqui” com o presidente do banco. Bolsonaro também afirmou que Levy estava “com a cabeça a prêmio”.

Na ocasião, declarou que o presidente do BNDES teria que demitir Marcos Barbosa Pinto, diretor de Mercado de Capitais do banco, por ter atuado como chefe de gabinete de Demian Fiocca na presidência do banco (2006-2007) durante o governo do PT.

Horas depois da declaração de Bolsonaro, Marcos Pinto pediu demissão do cargo.

Levy agradeceu Guedes pela oportunidade de comandar o BNDES e desejou sucesso nas reformas econômicas propostas pelo governo. O economista disse disse ainda que os funcionários do órgão estão fazendo 1 bom trabalho para o país voltar a crescer.

“Especialmente, agradeço aos inúmeros funcionários do BNDES, que têm colaborado com energia e seriedade para transformar o banco, possibilitando que ele responda plenamente aos novos desafios do financiamento do desenvolvimento, atendendo às muitas necessidades da nossa população e confirmando sua vocação e longa tradição de excelência e responsabilidade”, declarou Levy.

Artigo anteriorGustavo Montezano é o novo presidente do BNDES
Próximo artigoVaticano propõe que homens casados possam virar padres na região amazônica