Curso de Medicina de Coari é autorizado pelo MEC

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) autorizou, via Portaria 962, o curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas no campus do município de Coari, distante 366 km, em linha reta, de Manaus.

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 1º de setembro, e estabelece que o bacharelado oferecerá 48 vagas anuais, além de ser avaliado periodicamente pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas.

Embora a autorização tenha sido publicada recentemente, o curso já está em funcionamento no Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB). Em 2016, o Processo Seletivo do Interior (PSI) ofereceu 24 vagas para Medicina. Neste ano, foram 36. Segundo o diretor do Instituto, professor Josemar Gurgel, a autorização do Ministério atesta a competência da Ufam e do ISB para oferecer uma formação em Medicina com qualidade. “É a validação do MEC de que podemos abrigar esse curso, de que foi uma boa ideia trazê-lo para Coari. Temos uma boa estrutura para tal, com salas de aula, laboratórios, biblioteca e docentes qualificados”, afirmou o professor.

O diretor também destaca a importância da existência do curso na região, que carece de profissionais de saúde. “Por meio do ISB, Coari está se tornando um polo de educação em saúde no Médio Solimões”, disse ao ressaltar que o Instituto também oferece os cursos de Fisioterapia e Nutrição.

A autorização trará vantagens como a destinação de recursos para a construção da estrutura física para o curso e a garantia da oferta de novas vagas, por exemplo. Atualmente, está em construção um novo bloco para o curso de Medicina de Coari, com entrega prevista para março de 2018. Site da Ufam

Artigo anteriorNo Careiro Castanho, homem acusado de homicídio é preso
Próximo artigoCinco pessoas são hospitalizadas vítimas de acidente de trânsito