David Cameron se despede do cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

O primeiro-ministro do Reino Unido David Cameron fez hoje (13), por volta das 16h30 (horário local), pronunciamento de despedida do cargo na Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro, em Westminster, Londres.

No discurso, Cameron agradeceu as manifestações de apoio que recebeu nos últimos dias e disse que a maior honra de sua vida foi ter sido primeiro-ministro do Reino Unido, “um país que tanto ama”.

Após o pronunciamento, Cameron, a mulher e os 3 filhos deixaram a residência em carros oficiais, escoltados pela polícia. David Cameron seguiu para o Palácio de Buckingham onde, por volta das 17h (horário local), terá sua última audiência com a rainha Elizabeth II como primeiro-ministro, e apresentará a sua demissão.

Ainda hoje, Theresa May, a sucessora de David Cameron, tomará posse como primeira-ministra. Ela é a segunda mulher a ocupar o cargo, 26 anos após a saída de Margaret Thatcher do posto.

Theresa May será responsável por conduzir a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), após votação do referendo em que os britânicos decidiram por deixar o bloco europeu.

Durante toda a campanha do referendo, May foi defensora da permanência do Reino Unido na UE, mas afirmou que o resultado do plebiscito deve ser respeitado.

Artigo anteriorTheresa May fala em união ao assumir cargo de premier do Reino Unido
Próximo artigoTaiwan envia navio para patrulhar região no Mar do Sul da China