Depois de descumprir decisão judicial, governo instala apenas 1 aparelho de hemodiálise no PS 28 de Agosto

O governo do Amazonas, depois de mandar às favas decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública para que ampliasse a oferta de hemodiálise nas UTI dos hospitais 28 de Agosto, João Lúcio, Platão e Delphina Aziz, continua a zombar sutilmente da Justiça.

No dia 23, quinta-feira, o juiz Cezar Luiz Bandiera, provocado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas, deu prazo de 12 horas para que o governo do estado comprove o cumprimento da decisão sob pena de incidência de multa diária de
R$ 50.000,00.

veja decisão

0653187-82.2020.8.04.0001 – Cumprimento de liminar

E o que fez o governo do Amazonas? Mandou para o PS 28 de Agosto uma única máquina, tão somente.

Fácil, né? Uma máquina só, algo como que, propositadamente, para zombar não só da justiça, dos profissionais médicos mas, sobretudo, do paciente prostrado num leito de UTI.

Bandiera precisou determinar a quantidade de máquinas a serem disponibilizadas ao PS, mas o governo sabia que a grita não era por um único aparelho e sim mais oito.

Sabe-se lá porque cargas d’água preferiu fazer ouvido de mercador e mandar para o PS uma única máquina.

O certo é que, com apenas uma máquina a mais na UTI do PS, a luta para salvar vidas de pacientes com quadro de deficiência renal é quase perdida.

Com agora duas máquinas, apenas oito pacientes serão submetidos à hemodiálise.

Como ficam, então, os demais pacientes?

Médico não é Deus, na sua gloriosa e eterna onipotência. Médico não sabe fazer milagre.

Sem as ferramentas de trabalho tornam-se (os médicos) impotentes e as engrenagens que movimentam as ações de saúde nos centros cirúrgicos e UTI’s podem desacelerar.

Hoje mesmo, a UTI do PS está quase toda ocupada com pacientes com deficiênia renal. Todos necessitam de hemodiálise, mas somente 12 serão submetidos ao tratamento.

Ignorar que nas UTI’s dos PS locais existem seres humanos de tratamento de hemodiálise extrapola os limites da perversidade. É desumano.

Na UTI do 28 de Agosto tem paciente com 9,5 de potássio e que pode porque as máquinas de hemodiálise estão ocupadas com outras pacientes em situação não menos grave.

Uma máquina só é um escárnio que merece o repúdio de todo o povo honrado do Amazonas.

Artigo anteriorJapão tem 12.724 casos da covid-19 e total de mortos sobe para 343
Próximo artigoHomem é preso em Caapiranga por furto qualificado e lesão gravíssima