Depois de entrar para o livros dos Recordes, Coccoloba será identificada pela ciência

A maior folha do mundo, a Coccoloba, em breve será identificada até a espécie

Vinte anos depois de entrar para o livro dos Recordes como a maior folha do mundo, a Coccoloba finalmente poderá ser identificada pela ciência. Observada pelos pesquisadores pela primeira vez na região do rio Madeira, na Amazônia, a árvore da família Polygonaceae começou a ser cultivada em 2005 no Campus do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), em Manaus, e após florescer em 2013, frutificou neste ano.

Com material fértil completo (flores e frutos), os pesquisadores agora poderão descrever a espécie, que por sugestão, deve receber o nome :  Coccoloba Inpae, em homenagem ao Inpa.

“Agora é que vamos desvendar os mistérios da maior folha até hoje encontrada na Amazônia”, diz o pesquisador do Inpa, o doutor especialista em florística e fitossociologia Carlos Alberto Cid Ferreira, que encontrou inicialmente a Coccoloba, em 1983, numa expedição do Projeto Flora Amazônica realizada ao rio Canumã, afluente do rio Madeira, na região do município de Borba (Amazonas). Em 1997 a Coccoloba entrou para o Guiness Book. A folha dicotiledônea (planta superior) mede 2,50 metros de comprimento por 1,44m de largura na fase adulta.

 Em agosto deste ano, os pesquisadores coletaram os frutos maduros da Coccoloba, uma espécie ainda desconhecida pela ciência. Parte do material é analisada pelos pesquisadores do Inpa Sidney Ferreira e João Batista Gomes, que estão fazendo outros experimentos com relação à germinação das sementes. A descrição da espécie deve ser feita em parceria com outras instituições.

 

Coccoloba é uma planta de caule lenhoso, que quando cultivada chega a alcançar até 13 metros altura. Segundo alguns fisiologistas que analisaram os indivíduos cultivados, esta espécie trabalha 24 horas por dia, ao contrário das plantas comuns. Isso acontece porque a Coccoloba além da fotossíntese natural, suas folhas também armazenam energia durante o dia e na ausência de luz, ou seja, à noite.

 

Artigo anteriorIfam disponibiliza de vagas para curso gratuito de francês básico
Próximo artigoDados do PIB mostram fim da recessão, diz pesquisador da FGV