Deputado Cristiano D’Angelo propõe Projeto de Lei para instituir o ‘Novembro Azul’ no Amazonas

Foto: Sandro Hiroshi

No dia em que se celebra o Dia Nacional da Diabetes, data essencial para promover a saúde pública, melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença e reduzir a carga do diabetes na sociedade, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) propôs um Projeto de Lei (PL) que promete reforçar essas iniciativas no Estado do Amazonas.

O Projeto de Lei nº 886 de 2023, de autoria do deputado, pretende instituir o Mês de Conscientização e Prevenção do Diabetes no Amazonas, denominado “Novembro Azul”. A escolha de novembro para essa campanha se dá ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado em 14 de novembro, servindo como um marco global para a intensificação das ações educativas e de atenção à doença.

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Como consequência do quadro, podem surgir questões como neuropatia, problemas vasculares, cardíacos, renais, cegueira, ansiedade, depressão, entre outros.

Segundo o deputado Cristiano D’Angelo, o Mês de Conscientização e Prevenção do Diabetes tem o objetivo de informar a população sobre suas causas, métodos de prevenção, tratamentos e efeitos na saúde. A implementação do PL incentivará o desenvolvimento de políticas públicas que permitirão às pessoas com diabetes viverem com mais qualidade de vida. A medida também orientará a população sobre os fluxos de atendimento na rede de saúde, facilitando o acesso aos cuidados necessários para o tratamento do diabetes.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao crescente número de casos da doença. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos, atrás de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença para 2030 é de 21,5 milhões de pessoas acometidas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o diabetes abrange 5,4% da população adulta no Amazonas, equivalente a 144 mil pessoas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), no Amazonas, existem mais de 185 mil pessoas vivendo com diabetes. Deste total, a maioria (61,72%) está na capital, Manaus, onde o número de diabéticos ultrapassa 114 mil, dados de 22 de junho de 2023.

Tipos de Diabetes

Entre os tipos de diabetes, pode-se destacar: o Tipo 1 que de 5 a 10% dos casos, o sistema imunológico ataca as células que produzem insulina. Assim, não há produção suficiente para fazer com que a glicose entre nas células, permanecendo na corrente sanguínea e ocasionando aumento nas taxas de glicemia. E o Tipo 2, que costuma ser assintomática, com manifestações geralmente na idade adulta (após os 40 anos) e evolução lenta dos sintomas, podendo causar complicações tardias (renais, oftalmológicas e neuropáticas). Ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso, comportamento sedentário, hábitos alimentares não saudáveis e história familiar de diabetes.

O deputado Cristiano D’Angelo destaca a importância de fortalecer a saúde pública no Amazonas por meio de iniciativas como essa. “Precisamos garantir que todos tenham acesso à informação e ao tratamento necessário para prevenir e controlar o diabetes. O ‘Novembro Azul’ será um mês dedicado a promover essas ações, e esperamos contar com o apoio de toda a população e dos profissionais de saúde para fazer a diferença na vida de muitos amazonenses”, afirmou o deputado.

Artigo anteriorDeputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Amom reafirma seu perfil anticorrupção
Próximo artigoDébora Menezes realiza ação de conscientização contra abuso sexual infantil no porto de Manaus