Deputado João Luiz destaca no Parlamento Amazônico a necessidade de pavimentação da BR-319

Mauro Smith

O presidente da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas e secretário do Amazonas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM), participou na terça-feira (3/12), da reunião do Parlamento Amazônico na 27ª Conferência Nacional da Unale, que ocorre na Expo Mag, no Rio de Janeiro. Ele debateu sobre a necessidade de pavimentação da BR-319 e os impactos das mudanças climáticas.

“Quem pode falar em nome da Amazônia são as pessoas que vivem nela. Esse debate é muito importante para as Assembleias Legislativas e precisamos fazer uma carta para apresentar na COP 30, que vai ocorrer no próximo ano em Belém (PA). Nós precisamos ser ouvidos”, disse o deputado João Luiz, que também é secretário de Minas e Energia do Parlamento Amazônico.

Durante o evento, o republicano destacou também a problemática que ocorre em Itapiranga e Silves, no Amazonas, onde os moradores dos municípios temem perder os empregos gerados pela exploração de gás por conta de uma recomendação da restrição do uso de áreas da região.

O presidente do Parlamento Amazônico, deputado estadual de Rondônia, Laerte Gomes, defendeu um planejamento para a COP 30 no Estado do Pará.

O parlamentar explicou que os deputados estaduais precisam defender a pauta do setor primário e, também, da conscientização ambiental.

Educação

Para o presidente da Unale, deputado estadual do Ceará, Sérgio Aguiar, a expectativa da 27ª Conferência da Unale é que um dos pontos mais discutidos no evento será a educação.

“Teremos a oportunidade de conhecer novas oportunidades como a Inteligência Artificial e o modo de fazer educacional”, afirmou.

Conferência

O maior encontro parlamentar da América Latina é realizado nos dias 3, 4 e 5 de dezembro na Expo Mag. O evento tem debates com foco nas discussões acerca da introdução de novas tecnologias na educação e aprimoramento do processo educacional em todas as fases de aprendizagem.

Artigo anteriorAssembleia Legislativa do Amazonas encerra edição do Bazar de Natal com avaliação positiva
Próximo artigoApós vídeo vazar, PM ordenou diligência para procurar corpo em córrego