Alunos da rede pública municipal de ensino abriram as cerimônias da Semana da Pátria com o Desfile Cívico Escolar, na tarde desta sexta-feira, 2, no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste. O tema deste ano foi “Garantia do Direito de Aprendizagem para Construção de uma Cultura de Paz e Solidariedade”.
Em alusão à Elevação do Amazonas à Categoria de Província, comemorado no dia 5 de setembro, e à Independência do Brasil, no dia 7, aproximadamente 3 mil pessoas, entre estudantes e educadores da rede municipal de ensino participaram da programação. Também desfilaram representantes da Marinha do Brasil, por meio do 9° Distrito Naval.
Os 2,6 mil estudantes e cerca 400 educadores são de 147 escolas municipais, que desfilaram divididos em pavilhão e dez pelotões por 700 metros da avenida Coronel Teixeira.
A abertura do evento contou com a apresentação do grupo ‘Curumim na Lata’, do Centro Municipal de Artes e Educação (Cmae) Aníbal Beça, e dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rita Etelvina de Cássia Mourão.
Após o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhado da secretária da Semed, Kátia Schweickardt, abrir oficialmente a cerimônia, os pelotões, que levaram cerca de 200 alunos cada, desfilaram mostrando um pouco do trabalho desenvolvido pela Semed. Entre os pelotões, havia o de projetos, dos Cmeis, e dos alunos da educação especial.
Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, o envolvimento dos alunos da rede municipal de ensino no desfile cívico simboliza neste momento cívico o amor de cada um deles pelo Amazonas e pelo Brasil.
De acordo com secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, um dos objetivos da Semed com a realização do desfile é mostrar a força da educação municipal em Manaus em formar cidadãos plenos e mais críticos.
Um dos alunos que participou dos pelotões foi Igor Dias, estudante da 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Abílio Alencar. Para o aluno, que participou da atividade pela primeira vez, o desfile simboliza um ato de patriotismo.