Deu no O DIA – Lojas Americanas vendem camisetas pró-Bolsonaro e anti-Lula

Uma das maiores redes de varejo do Brasil, as Lojas Americanas, vendiam em suas lojas virtuais, até a tarde desta terça-feira, dezenas de modelos de camisetas que exaltavam o candidato do PSL à presidência, Jair Bolsonaro. Além de estampas com palavras “Lenda”, “Mito” e associações do candidato a filmes como “O Poderoso Chefão”, o catálogo digital oferecia também camisetas depreciativas ao candidato a presidente pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, representado por um mão sem o dedo mindinho. Lula está preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em Curitiba.

As camisetas também estavam disponíveis nas lojas virtuais do Submarino e do Shoptime. As três empresas pertencem ao grupo B2W. Os modelos possuem versões masculina, feminina e infantil.

O especialista em direito eleitoral Alexandre Rollo lembrou que empresas não podem interferir no processo eleitoral, mas disse que a venda das camisetas de cunho político não é ilegal. “A princípio, não veria grandes problemas nisso. Em momento eleitoral, a empresa está vendo que esse tipo de produto está dando lucro e sendo procurado pelo consumidor. Seria diferente se houvesse doação de camiseta”, defendeu.

No entanto, Alexandre Rollo considera as estampas referentes a Lula problemáticas. “Nenhuma empresa poderia confeccionar produto ofensivo e por à venda.”

Procurado pelo DIA, o grupo B2Winformou apenas que “a companhia desautoriza a venda de qualquer material de campanha política e que os produtos foram retirados dos sites e os sellers (lojistas independentes que integram o espaço de compra e venda dos sites), suspensos”.

Estampas de camisetas de Bolsonaro e Lula vendidas no site americanas.com, incluindo o modelo infantil
Estampas de camisetas de Bolsonaro e Lula vendidas no site americanas.com, incluindo o modelo infantil “Fora Ladrão Lula” – Reprodução / Internet
Artigo anteriorConselho Nacional de Direitos Humanos avaliza decisão da ONU de que Lula pode ser candidato
Próximo artigoCiro diz que Bolsonaro é um “projetinho de Hitler tropical”