Dia Mundial sem Tabaco tem programação educativa em Manaus

No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade de referência em cancerologia na Amazônia Ocidental, realiza, a partir das 7h30, uma ação educativa com o objetivo de conscientizar a população acerca dos fatores de risco do câncer, em especial, o tabagismo.

O local escolhido foi a Fundação Vila Olímpica (FVO), situada na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus. O evento inicia às 7h30, com diversas atividades físicas, como zumba e treinamento funcional.

Instituída há 30 anos, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data busca alertar a população mundial sobre a influência do cigarro no aparecimento de diversas doenças, entre elas, as cardiovasculares e o câncer de um modo geral.

O tema selecionado pela OMS para a campanha de 2017, que no Brasil inclui os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, foi: ‘Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento’. Segundo o diretor-presidente da FCecon, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, o tabagismo é o principal fator de risco isolado para as neoplasias malignas do aparelho respiratório e também está diretamente associado ao aparecimento dos cânceres de bexiga e de estômago.

De acordo com a projeção mais recente do Instituto Nacional do Câncer (INCA), subordinado ao Ministério da Saúde, os cânceres de traqueia, pulmão e brônquios devem registrar, juntos, neste ano, 300 novos diagnósticos no Amazonas.

Se somado às neoplasias de estômago e bexiga, o número de casos no Estado sobe para 760 (quase 15% do total de casos de câncer estimado para o Estado), quantidade considerada alta por especialistas.

O consumo de tabaco mata aproximadamente de 6 milhões de pessoas a cada ano, um número que, segundo as previsões, aumentará para mais de 8 milhões de mortes por ano até 2030, caso as medidas de controle não sejam intensificadas. “Fumar é prejudicial a qualquer pessoa, independentemente do sexo, da idade, da raça, da cultura e da educação”, explicou Alencar.

Artigo anteriorSituação política do país eleva Indicador de Incerteza da Economia, diz FGV
Próximo artigoDia sem imposto terá gasolina a R$ 1,86 e carro com 28% de desconto