Diplomata reproduz texto sobre crise na Venezuela e é demitido

247 – A política de caça às bruxas no governo de Jair Bolsonaro atingiu o embaixador Paulo Roberto de Almeida nesta segunda-feira (4). Ele foi demitido do cargo de diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (Ipri), órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores após republicar, em seu blog pessoal, textos recentes sobre a crise na Venezuela.

Foram três artigos: um assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), outro pelo embaixador e ex-ministro Rubens Ricupero e o terceiro pelo atual ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Tudo indica que Araújo, que critica as posições de FHC e Ricupero sobre a situação venezuelana, não gostou de ver os artigos no blog pessoal do diplomata que disse que postou os textos por querer estimular o debate sobre a política externa brasileira. Para Araújo, os dois “escreviam seus artigos espezinhando aquilo que não conhecem, defendendo suas tradições inúteis de retórica vazia e desídia cúmplice”.

Segundo reportagem da Folha, Almeida foi comunicado da dispensa por telefone pelo chefe de gabinete de Araújo, Pedro Wollny.

Rubens Ricupero disse que a dispensa de Almeida é um “ato confessadamente de repressão político-ideológica, de patrulhamento ideológico que lembra os momentos mais sombrios da ditadura militar, da qual o atual presidente é confessadamente admirador”.

Artigo anteriorHackeres tiram Reinaldo Azevedo do ar e ele aponta para Eduardo Bolsonaro
Próximo artigoAraújo ataca FHC e Ricupero e diz que Brasil guiou EUA na crise da Venezuela