Diretor do Inpa é finalista do Prêmio Cientista e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell

 O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o pesquisador Luiz Renato de França, é um dos três finalistas na categoria Biologia Geraldo I Prêmio Cientista e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell. O resultado e a entrega do prêmio serão divulgados em setembro por meio de uma coletiva de imprensa e painel com os agraciados.

A terceira e última etapa do prêmio, ao qual concorrem 39 finalistas, entre professores e alunos em diferentes categorias, é julgada por uma comissão composta por membros de Comitês de assessoramento, fundações, associações e sociedades científicas e educacionais do país e do exterior. Em caso de empate, o resultado será decidido através da pontuação obtida na 2ª fase. A votação da 3ª etapa começou no dia 5 de junho e se estenderá até 25 de junho.

Para França, estar entre os finalistas, ao lado de colegas conceituados da área, é uma grande honra e privilégio, tanto no campo pessoal quanto profissional“Também me sinto muito orgulhoso por ser o único representante da região Amazônica nas seis áreas consideradas”, informou.

Curioso e interessado em quase todos os assuntos relacionados à natureza, a paixão de França pela ciência começou ainda na infância. “Eu lia tudo que me caia nas mãos, inclusive, tinha um mini zoológico na minha casa onde cuidava dos animais e me interessava muito com a reprodução deles. A paixão pela pesquisa ocorreu naturalmente, pois fazia parte de meu DNA”, disse com entusiasmo.

Professores e alunos de várias instituições – pública e privada- e de universidades concorrem nas categorias de Nanotecnologia, Pesquisas com células-tronco, Biologia Geral, Câncer e Neurociências e Biologia aplicada à saúde.diretor

Sobre o diretor

O pesquisador Luiz Renato de França possui graduação em Medicina Veterinária, é doutor em Biologia Celular e pós-doutor em Fisiologia da Reprodução. É professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de biologia celular e fisiologia da reprodução do macho com ênfase na espermatogênese em vertebrados (principalmente mamíferos e peixes teleósteos); transplante de espermatogônias tronco e de fragmentos testiculares/suspensões de células testiculares em vertebrados; regulação da função testicular e da proliferação das células de Sertoli; e toxicologia do trato genital masculino.

Intercâmbio internacional

O diretor também mantém intercâmbio ativo e produtivo com diversos pesquisadores nacionais e internacionais (Estados Unidos, Argentina, Canadá, Holanda, Suécia, Noruega, Escócia, Bélgica, França, Índia e Japão). É um dos idealizadores da revista internacional “Animal Reproduction”(Qualis Capes B1/B2), da qual é um dos editores. É também um dos idealizadores do“Internacional Symposiumon Animal Biology of Reproduction (ISABR)”, que ocorre a cada dois anos no Brasil desde 2006.

Artigo anteriorSemsa divulga novo Informe Epidemiológico sobre o zica vírus em Manaus
Próximo artigoTropas do Exército Brasileiro apreende carros e motos em Santa Isabel do Rio Negro