Diretora da Fundação Cecon determina o uso obrigatário de fardamento “tipo garçom” a servidores e não agrada

Em Julho deste ano, Ana Paula Lemes Jesus dos Santos, diretora presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCCEON), fez editar um memorando, destinados aos gestores do órgão padronizando o vestuário (fardamento) na instituição.

De acordo com o documento, a padronização deveria ser adotado e cumprida, como realmente foi, pelos funcionários – servidores e estagiários da área administrativa.

A vestimenta, conforme destacou a diretora, deveria obedecer o seguinte padrão: calça social preta, camisão social branca, sapato preto para os homens. “As mulheres, caso optem por saia, que obedeçam um tamanho de 4 dedos abaixo dos joelhos.

A determinação de imediato foi cumprida e a reação não tardou a chegar.

No dia 3 de julho, um email nada simpático, de autoria de Abner Falcão Mestrinho, servidor instituição, foi enviado à Casa Civil do governo, como sinal de protesto à decisão, também, nada simpática, da diretora Ana Paula, considerada, por ele, constrangedora.

“No dia 20 de julho, a diretora mandou avisar (sem nada por escrito, tão pouco
assinado) que todos os funcionários, inclusive os bolsistas que nunca recebem, serão OBRIGADOS a usar farda estilo garçom: calça social preta, blusa de manga longa branca e sapato social preto,contrariando o que diz o estatuto do servidor público que diz que servidores públicos civis não são obrigados a usar fardamento/ uniforme exceto quando fornecido pela instituição”, destacou. “Não vejo problema em usar uniforme. O problema é tirar do bolso pra comprar esse uniforme”, completa.

O documento email conclui com uma segunda denúncia que expõe a obrigatoriedade do servidor de trabalhar fora do horário normal para compensar as horas do ponto facultativo. “Se a diretora não aceita cumprir o ponto facultativo que ela publique no Diário Oficial”, protesta.

O Repórter tentou falar com a diretora pelo telefone 3655-4600 mas não obteve êxito.

CLIQUE NOS LINKS PARA VER DOCUMENTOS

Email – para Amazonino Memo cecon (1)

Artigo anteriorBolsonaro é líder na taxa de rejeição; 44% não votariam nele, aponta Ibope
Próximo artigoFachin nega pedido de Lula para afastar impedimento à candidatura